Ruby, um cadela de assistência adoptada por Shauna Darcy, já salvou a vida da dona varias vezes. Desta vez, novamente percebeu e voltou alertar a dona que não estava bem. De imediato, Shauna chamou uma ambulância e, quando os paramédicos chegaram, ela estava quase inconsciente.
“Enquanto ela estava no treino, reparei que começou a identificar alterações na minha frequência cardíaca e que agia de forma engraçada para me chamar a atenção”, explica a dona ao La Stampa.
A cadela foi adotada para ajudar Shauna a lidar com a ansiedade, depressão e agorafobia. Ao ver os comportamentos diferentes, a dona decidiu dirigir-se ao hospital descobrindo que sofre de Síndrome de Ehlers-Danlos, do tipo IV, uma condição cardíaca rara. “Quando desmaio ela põe-se em cima de mim e lambe-me as mãos e o rosto até eu acordar”, explica a jovem.
Ruby começou a ajudar a dona a monitorizar a frequência cardíaca e a tensão, acalmando-a durante os ataques de pânico e transportando a medicação de emergência.
Na semana passada, a cadela voltou a alertar a dona e Shauna não hesitou e chamou uma ambulância mesmo estando a sentir-se bem. Descobriu que o coração estava em fibrilação auricular (com batimentos cardíacos irregulares) e que o instinto animal de Ruby estava certo.
Quando os paramédicos chegaram a dona já estava praticamente inconsciente. “Não estaria viva se não fosse ela”, relata.
C/Correio da Manhã