Pub.
Mundo
Tendência

Brasil: Nível do rio Taquari no Rio Grande do Sul sobe seis metros em 24 horas

Pub.

O nível do Rio Taquari, que percorre a Região dos Vales, uma das mais atingidas pelos temporais no Rio Grande do Sul, subiu seis metros em 24 horas. E o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres (Cemaden) emitiu um alerta com previsão de mais chuvas para este domingo. 

Os comunicados do Cemadem alertam para possíveis consequências das fortes chuvas, que podem ser hidrológicas, como inundações e alagamentos, ou geológicas, como deslizamentos de terra e desabamentos. Já a medição da Defesa Civil do município informa que o patamar do Rio Taquari estava em 19,24 metros às 19h de sábado. Esta subida inesperada, indicava pode agravar as enchentes que têm impulsionado destruição e motivado a maior operação de socorro na história do Brasil. 

Publicidade

A estimativa é que o rio permaneça com o nível elevado, podendo alcançar 24 metros. Preocupado, o governo do Rio Grande do Sul pede aos moradores de moradores de áreas próximas ao rio ou com histórico de inundações que  a região e busquem abrigo em local seguro.

 O Vale do Taquari, refere a nota, é a mesma região afectada, em setembro de 2023, por um cliclone seguido de enchentes. Na altura, 54 pessoas morreram na época e quatro seguem desaparecidas.

Publicidade

Mais de 2,1 milhões de pessoas foram afectadas pelas chuvas, que fustigam o Rio Grande do Sul há mais 10 dias. De acordo com o boletim divulgado pela Defesa Civil na noite de ontem, sábado, o estado tem 136 mortes confirmadas, 125 desaparecidos e 806 feridas.

Publicidade

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo