O presidente dos Estados Unidos Joe Biden surpreendeu o mundo com a noticia da sua desistência de concorrer à reeleição e anunciou que vai apoiar a Kamala Harris para liderar o partido democrata. Em um comunicado divulgado no X, Biden disse que cumprirá o seu mandato até janeiro de 2025.
“Foi a maior honra da minha vida servir como seu presidente. E embora tenha sido minha intenção buscar a reeleição, acredito que é do melhor interesse do meu partido e do país que eu me afaste e me concentre em cumprir meus deveres como presidente pelo restante do meu mandato”, escreveu Biden, realçando que falará à população com mais detalhes nesta semana.
É a primeira vez que um presidente dos EUA desiste de uma corrida de reeleição em décadas. Lyndon Johnson decidiu não buscar um segundo mandato completo em 1968. Este é também o mais recente acontecimento em uma campanha tensa, que inclui a tentativa de assassinato contra Trump.
Biden estava a enfrentar pressão entre os democratas no Congresso, que estavam convencidos de uma derrota na votação marcada para 05 de novembro e que terá reflexo nas suas disputas eleitorais.
Pouco depois de divulgar a carta sobre a desistência, o ainda presidente anunciou que apoia a candidatura de Kamala Harris à presidência dos EUA “Minha primeira decisão como candidato do partido em 2020 foi escolher Kamala como minha vice-presidente. E foi a melhor decisão que tomei.”
“Hoje, quero oferecer todo o meu apoio e endosso para que Kamala seja a indicada do nosso partido este ano. Democratas – é hora de nos unirmos e derrotar Trump. Vamos fazer isso”, concluiu.
C/Agências