Pub.
Mundo
Tendência

Apagão de eletricidade generalizado em Portugal, Espanha e França

Pub.

Um apagão elétrico de grandes proporções afetou Portugal, Espanha e partes da França e Bélgica. O corte de energia começou por volta das 12h34 (hora universal), deixando cidades inteiras sem eletricidade, comunicações móveis e serviços essenciais como transportes públicos e semáforos. 

Em Portugal, todas as regiões foram afetadas e algumas comunicações telefónicas, enquanto em Espanha, comunidades como Madrid, Catalunha, Andaluzia e outras também sofreram interrupções. Na França, a região da Costa Basca, incluindo cidades como Hendaye e Bayonne, registou cortes de energia. ​

Publicidade

As causas do apagão ainda estão sendo investigadas. Há especulações sobre uma possível falha técnica na rede elétrica europeia ou até mesmo um ciberataque, mas nenhuma explicação oficial foi confirmada até o momento. 

Entretanto, a E-Redes, citado pelo Expresso, diz que a interrupção deveu-se a um “problema na rede elétrica europeia, que afetou a rede nacional. Por indicação da REN, foi necessário proceder a cortes de energia em algumas zonas especificas para garantir a estabilidade da rede. A reposição do serviço está a ser feita de forma progressiva”.

Publicidade

Nas redes sociais, a PSP alertou para eventuais problemas com os semáforos. “Perante o cenário de falta de eletricidade geral verificada em todo o país, os semáforos podem deixar de funcionar e a iluminação pública falhar. O trânsito torna-se um desafio maior”, pode ler-se.

O jornal El País confirma que, por volta das 12h30 em Espanha, deu-se um apagão que afetou transportes e telecomunicações. Os semáforos desligaram-se nas estradas e também ainda não há um motivo para o apagão. Já a Reuters avança que estações do Metro de Madrid estão a ser evacuadas. 

Publicidade

C/Agências de Notícias

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo