Um adolescente de 14 anos detido no leste de França por suspeita de preparar actos violentos foi acusado de associação criminosa terrorista com objectivo de preparar atentados, informou a Procuradoria Nacional Antiterrorista.
A investigação revelara que o menor, colocado sob controlo judicial, tinha descarregado vários vídeos de propaganda do grupo extremista Estado Islâmico e estava em contacto com simpatizantes desta organização terrorista. Tinha também na sua posse muitos produtos explosivos ou substâncias que podem ser usadas na composição de engenhos explosivos, disse a Procuradoria.
O adolescente terá sido colocado em uma instituição de cuidados para menores, de acordo com um dos seus advogados, informação no entanto não confirmada pela Procuradoria. O advogado explicou ainda que o menor não tinha intenção de cometer nenhum ataque, realçando que se trata de “um jovem apaixonado por explosivos desde tenra idade”, que “se deixou levar” seguindo “maus conselhos na ‘web’ para comunicar com pessoas pouco recomendáveis”.
C/Agências de notícias