Pub.
Mundo

Padres abusam de mais de 300 menores na Alemanha

Pub.

Uma investigação independente revelou que mais de 300 menores foram vítimas de abusos sexuais por membros do clero na diocese católica de Colónia, a maior da Alemanha, entre 1978 e 2018.

Encomendada pela Igreja Católica da Alemanha, este levantamento concluiu que 314 menores, metade com menos de 14 anos, foram alvo de abusos sexuais cometidos por um total de 202 sacerdotes e leigos, muitos dos quais tiveram encobrimento dos líderes religiosos locais.

Publicidade

O relatório cita o arcebispo de Hamburgo, Stefan Hesse, e o antigo arcebispo de Colónia, Joachim Meisner, falecido em 2017, como algumas das pessoas que “não cumpriram o seu dever” de denunciar os abusos. O actual arcebispo, o cardeal conservador Rainer Maria Woelki, foi ilibado de qualquer responsabilidade no alegado encobrimento dos abusos.

Recorde-se que o cardeal Woelki causou polémica em 2020 ao recusar-se a tornar público um primeiro relatório sobre os abusos, o que levou muitos fiéis a acusarem-no de proteger os abusadores e a afastarem-se da Igreja.

Publicidade

C/CM.PT

Publicidade

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo