Pub.
Pub.
CarnavalEscolha do Editor

Mindelo acordou com carnaval das crianças

MMúsicas bonitas e preocupação com a sustentabilidade ambiental foram os temas que abriram os desfiles na Rua de Lisboa. As escolas e os jardins surpreenderam com músicas e coreografias originais, acompanhados por batucadas fortes, mostrando que também sabem brincar o carnaval.

Os alunos da escola de Fonte Inês trajaram-se de planetas, astros e estrelas para chamar atenção para a necessidade proteger o ambiente. “O nosso tema espelha-se no universo e na sustentabilidade ambiental. Queremos mostrar aos nossos alunos e ao público em geral que muitas vezes a proteção do nosso ambiente passa pela reciclagem”, diz a gestora Antónia Silveira.

Publicidade

A Escola de Fonte Inês encontrou-se com a Escola Arnaldo José Medina na interceção das ruas de Lisboa com a 5 de Julho. De longe via-se que os “meninos da Pedra Rolada” que vinham com a música na ponta da língua.

A sub-diretora pedagógica do agrupamento escolar, Leonilda Fernandes, explica que a morna foi o tema escolhido para o desfile. “Brincamos o nosso carnaval, usando a morna como um contributo à sua elevação a património imaterial da humanidade, pela sua importância na história de Cabo Verde. Por isso, em algumas fantasias há letras de mornas”, esclarece.

Publicidade

Mas os alunos de “Arnaldo José Medina” não foram os únicos a usar a morna como tema. A Escola Luís Morais também saiu de Vila Nova-Lombo Tanque para as ruas d’Morada, com este tema a reinar nos seus desfiles.

Usando igualmente o tema música, a gestora do Jardim Amílcar Cabral, Alécia Delgado, explicou que as diferentes alas dos mais pequenos representam os instrumentos musicais para o carnaval deste ano.

Publicidade

Foi uma manhã atípica, em que colorido tomou conta dos desfiles e a alegria na interpretação da música e da coreografia mostrou que a nova geração já se prepara para assumir o carnaval do Mindelo.

Estão previstos desfiles de 16 grupos de animação nos desfiles de hoje e a programação deste dia termina com a saída do trio Mindel Fantasy.

Sidneia Newton (Estagiária)

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo