Pub.
Economia
Tendência

Uni-CV promove Conferência Internacional “Global Research on Grogue”

Pub.

A Universidade de Cabo Verde promove, hoje e amanhã, 16 e 17, uma conferência internacional intitulada “Global Research on Grogue”, em formato presencial e online. Financiado pela Fundação Nacional de Ciência dos Estados Unidos, o evento reúne académicos, profissionais e decisores políticos, interessados em aprofundar o conhecimento sobre o grogue e abordar os desafios ligados à sua produção e consumo em Cabo Verde.

A conferência, de acordo com a assessoria de comunicação da Uni-CV, surge com o propósito de explorar o estado atual da investigação e das políticas relacionadas com o grogue, a tradicional bebida alcoólica cabo-verdiana e o seu impacto socioeconómico e cultural no país.

Publicidade

Para o efeito, reúne académicos, profissionais e decisores políticos, nacionais e internacionais, interessados em aprofundar o conhecimento sobre o grogue e abordar os desafios ligados à sua produção e consumo. Por causa da elevada produção de álcool artesanal, associada a estratégias políticas emergentes, os participantes vão examinar o panorama da investigação sobre o álcool no país. 

Também pretendem refletir sobre as políticas existentes e identificar lacunas para orientar futuras intervenções, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e a saúde pública. Neste sentido, foram elencados diversos temas para analise, com destaque para a literacia em saúde mental relativamente ao uso e abuso de álcool em estudantes universitários.

Publicidade

Ainda, o impacto psicossocial do consumo de grogue na sociedade cabo-verdiana, a investigação em torno da indústria do grogue e dos desafios de produção, comercialização e inovação. “Serão ainda partilhadas pesquisas sobre o papel do grogue na economia nacional e o potencial de o certificar como produto de origem geográfica”, anuncia a assessoria de comunicação. 

A cerimónia de abertura, com início às 10 horas desta quinta-feira, contou com a presença do Reitor, José Arlindo Barreto, do responsável de Políticas e Economia da Embaixada dos EUA em Cabo Verde, Guillaume Hansel, e do Ministro da Indústria, Comércio e Energia, o engenheiro Alexandre Monteiro.

Publicidade

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo