A TUI Academy Cabo Verde, um projecto que resulta de uma parceria entre a Escola de Hotelaria e Turismo e a TUI Care Foundation, pretende formar um total de 350 jovens das ilhas do Sal e da Boa Vista. Os contemplados são jovens sem ocupação, provenientes das famílias mais vulneráveis, sobretudo mulheres, sendo que a primeira edição desta formação arranca esta segunda-feira, 12 de dezembro, com 60 formandos.
Com este projecto a Escola de Hotelaria e Turismo faz jus ao seu propósito promover o desenvolvimento de competências para o exercício de atividades profissionais nas áreas da hotelaria, restauração e turismo. Esta lembra que formação é adaptada de acordo com a realidade prática da vida profissional no setor do turismo. “São incutidos nos formandos valores profissionais para que desenvolvam também atitudes e comportamentos específicos”, assegura o seu gabinete de comunicação.
Realça ainda que a Escola tem acção conjunta com a TUI Care Foundation, que é uma fundação que apoia projetos que criam novas oportunidades e contribuem para comunidades prósperas em todo o mundo. Apoia igualmente oportunidades de formação para jovens, promove a proteção do ambiente e ajuda as comunidades locais a prosperarem de forma sustentável, visando beneficiar o setor turístico. “A TUI Care Foundation trabalha globalmente e atua localmente. Defende a sua grande aposta, em parcerias com organizações locais e internacionais a fim de criar um impacto significativo e duradouro. A principal empresa de turismo do mundo está sediada na Holanda e foi fundada pela TUI”, reforça.
É neste contexto que surge esta parceria entre a EHTCV e a TUI Care Foundation, que resulta na TUI Academy Cabo Verde cujo objetivo é a formação de 350 jovens do Sal e da Boa Vista. “O projeto visa proporcionar aos jovens, (sem ocupação), provenientes de famílias mais vulneráveis (sobretudo mulheres), acesso à formação certificada, visando a obtenção de oportunidade de inserção no mercado de trabalho, designadamente em hotelaria, restauração e turismo.”
A primeira edição terá início esta segunda-feira no Núcleo do Sal Mercado Municipal Santa Maria e conta com 60 formandos, sendo 30 para a área de cozinha e 30 para a restauração. Os formandos vão receber uma formação de nível III, pelo que são exigidos que tenham no menino o 8º ano de escolaridade. As aulas terão início às 8h e terminam às 15 horas.
A formação está dividida em duas partes, sendo três meses de aulas teóricas e cinco meses de aula prática em uma unidade hoteleira da ilha do Sal.