O Governo, através da Direção Geral do Tesouro, concedeu um aval à Autoridade da Zona Economica Marítima em São Vicente – AZEEMSV -para garantir um empréstimo junto do BAI Cabo Verde, no valor de 150 mil contos. O montante destina-se à implementação do plano de atividades, através da reabilitação de infraestruturas da Zona Industrial do Lazareto e do Balcão Único.
Segundo a resolução n.71/2024 de 30 de agosto, a AZEEMSV é uma entidade de dominio publico, dotada de autonomia administrativa, financeira, patrimonial, organizava e regulamentar. Tem como missão principal a implementação do planeamento da Zona Economica Marítima, gestão, administração, promoção e supervisão desta zona, cujo patrimonio integra a ZIL-Zona Industrial do Lazareto.
Neste contexto e na prossecução da sua missão, afirma, definiu um plano de atividades do qual constam como objectivos a dinamização e requalificação da ZIL, através da reabilitação da sua infra-estrutura, que se encontra degradada, e a implementação do Balcão Único da ZEEMSV, que considera um facto essencial de atratividade de investidores para esta zona.
‘Estes investimentos devem beneficiar não só a ZEEMSV, com núcleo em S. Vicente, mas também estão alinhados com as politicas governamentais a nível da economia marítima e de toda a cadeia de indústrias, comércio e serviços ligados ao mar, com impacto na dinamização e crescimento da economia nacional, conforme as metas estabelecidas no Programa de Desenvolvimento Sustentável – PEDS.’
Para alcançar estes objectivos, a AZEEMSV foi obrigada a recorrer à este empréstimo, junto do BAI Cabo Verde, no valor de 150 mil contos, que foi aprovado mediante aval do Estado, acrescenta, destacando a importância deste investimento para a materialização desta zona economica que foi criada para desenvolver uma economia marítima integrada.
O prazo da operação é de 144 meses, consoante o período de utilização e do reembolso do crédito pelo banco, refere a resolução, que foi aprovada em Conselho de Ministros e assinada por Ulisses Correia e Silva.