A transportadora aérea de bandeira, TACV Cabo Verde Airline retoma esta terça-feira as ligações para Espanha, com uma operação sazonal entre os aeroportos do Sal e Barcelona, ida e volta, e perspectiva o inicio de voo directos para o Brasil e os Estados Unidos até finais deste ano.
Em um exclusivo Mindelinsite, o novo presidente do conselho de administração da TACV explicou que não se trata efectivamente de uma retoma de ligações com Espanha, tendo em conta que não serão voos regulares. “Serão voos charters semanais, realizados às terças-feiras. Em principio o mês de agosto está completamente vendido. Agora estamos a preparar para fazer com que outros destinos sejam igualmente vendidos”, detalhou Pedro Barros.
O PCA mostra-se entretanto preocupado com a comunicação da TACV que, afirma, tem de ser clara por forma a evitar ruídos desnecessários. Neste sentido, faz questão de reafirmar que os voos para Espanha serão charters semanais, não regulares, feitos em um boeing com 174 lugares. Durante o mês de agosto, os voos serão às terças-feiras, com saída às 10 horas e regresso às 21h10.
Já em relação à retoma das ligações directas para o Brasil e os EUA, Pedro Barros faz uma ressalva importante. “Há um compromisso do Governo de termos uma ligação ainda este ano. Acredito que até o final deste ano teremos ligações aéreas seguramente com o Brasil e com os EUA”, assegurou, realçando que, em ambos os casos, as operações estão condicionadas a demanda. “Para termos ligações quer para o Brasil, quer para os EUA, vai depender muito de termos passageiros. Para os Estados Unidos, tendo em conta a grande comunidade que aquele país acolhe, não parece haver grandes problemas. Já para o Brasil, não é assim tão liquido. As viagens para o Brasil só serão viáveis se conseguirmos fazer uma especie de hub em Cabo Verde para os brasileiros que pretendem viajar para Europa.”
Pedro Barros admite, no entanto, que há muito que no Brasil se espera a confirmação dos voos operados pela TACV. Exemplifica com os casos dos voos domésticos em que, afirma, há ilhas que reclamam ligações aéreas, casos de São Nicolau e Maio, mas dificilmente se consegue encher um avião. “É um problema, agora fazer gestão disso é que é complicado”, assevera.
Os voos da TACV para Espanha são comercializados em parceria com o operador turístico CN Travel. Trata-se de uma operação reforça a promoção de Cabo Verde como destino no mercado espanhol.