Pub.
Economia
Tendência

TACV programou 26 voos domésticos para hoje para escoar 1.500 passageiros retidos nas ilhas

Pub.

A TACV-Cabo Verde Airlines programou realizar esta quinta-feira 26 voos para transportar 1.500 passageiros retidos nas ilhas, informa a companhia aérea em comunicado, realçando que ontem foram programados 30 voos domésticos. Apesar deste esforço para transportar os passageiros, as críticas e imagens que inundam as redes sociais mostram o aeroporto Cesária Évora em São Vicente lotado de pessoas desesperadas para sair da ilha, após cinco dias de cancelamentos sucessivos.  

A programação destes voos surge em resposta aos muitos cancelamentos que deixaram milhares de passageiros retidos nas ilhas. Para dar vazão a demanda, foram realizados, entre os dias 25 e 26, um total de 47 voos, transportando cerca de três mil passageiros. Na sequência, foram programados mais 30 voos domésticos para ontem com perspectiva de movimentar cerca de 2.100 passageiros, incluindo os afectados por cancelamentos anteriores, com o primeiro a ligar São Filipe e Praia.

Publicidade

“Adicionalmente, foram programadas cinco operações extras com aeronaves Boeing, reforçando as ligações e facilitando o escoamento de passageiros entre as ilhas de Santiago, São Vicente e Sal”, detalha a TACV, acrescentando que as ligações de ontem incluiram 5o voos Praia-São Vicente, 1 Praia-São Filipe, 5 São Vicente-Sal-São Vicente, 4 São Vicente-Praia, 1 São Vicente-São Nicolau, 1 São Nicolau-Praia, 1 Sal-Boa Vista, 1 Boa Vista-Praia e 1 Sal-Praia. 

Para hoje, 28, estão programados 26 voos, prevendo transportar cerca 1.500 passageiros. O primeiro está agendado para as 02h00, no percurso Praia–São Vicente. “Adicionalmente, existe a possibilidade de introdução de voos extras, de forma a reforçar a operação e garantir o transporte dos passageiros”, ajunta a companhia aérea, aproveitando para reiterar o seu compromisso em proteger os passageiros, de acordo com as normas em vigor e condições exigidas, nomeadamente apoio com alojamento. 

Publicidade

Os TACV cancelou todos os voos durante o último fim-de-semana, deixando desesperados passageiros que tentavam a todo o custo saber informações sobre o dia e a hora de viagem para o seu destino. O presidente do Conselho de Administração justificou os cancelamentos com “razões operacionais.” Mas as resposta não satisfez as agências de viagens, que se mostram desgastadas com os sucessivos cancelamentos de voos pelos TACV e pediram soluções urgentes. 

“Recebi várias ligações das agencias de viagens relatando constrangimentos. Houve pessoas que ficaram em S. Vicente, no Sal, Boa Vista, sendo que todos têm os seus programas, trabalham, muitos deles empresários que tinham em agenda encontros importantes e que não podem estar nestas reuniões”, declarou a presidente da Associação das Agências de Viagem e Turismo à TCV. 

Publicidade

Para Marvela Rodrigues, o mais grave é que estes passageiros não tiveram qualquer informação sobre quando os voos seriam normalizados. A responsável, lembrou que o problema não afecta apenas os viajantes, mas também os operadores turísticos que, afirma, perdem contratos internacionais devido a instabilidade nas ligações domesticas e apelou à soluções concretas. 

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo