Salamansa recebeu na tarde de domingo a segunda edição da feira gastronómica ligada ao mar, “Blue Food”, no âmbito da Cabo Verde Ocean Week, que decorre em São Vicente até o dia 17. Muitas pessoas saíram da cidade do Mindelo para irem degustar os pratos feitos a base de peixes e mariscos nesta comunidade piscatória.
Realizada no polivalente de Salamansa, esta feira gastronómica ligada ao mar contou com um total de 14 bancas, de acordo com o coordenador do CVOW, Anísio Évora. “Quando decidimos promover o blue food a ideia era também promover as oportunidades de negócios a volta do mar nas comunidades. Quisemos trazer pessoas de outras da cidade do Mindelo e de outras paragens para virem dignificar o blue food, que está enquadrado em um evento maior, o Cabo Verde Ocean Week.”
Pretende-se com esta atividade, que é considerado maior impacto do CVOW, catapultar os pequenos negócios existentes nesta comunidade, dando-lhes a oportunidade de divulgar os seus produtos e arrecadar algum recurso. E o retorno foi imediato, a crer nas declarações dos feirantes.
“É a primeira vez que estou a participar e estou muito satisfeita e espero vender todos os nossos produtos. Temos aqui moreia, peixe frito com arroz e feijão, búzio, de entre muitos outros”, declarou um dos feirantes. As pessoas que se deslocaram à Salamansa para degustar os pratos também se mostravam satisfeitas, tanto pela qualidade como pela variedade e novidades apresentadas.
Entre os muitos pratos disponíveis, destaque para o escabeche de pedje e a feijoada de atum, dois pratos que, de acordo com os feirantes, foram os mais pedidos ao longo da tarde.
A feira blue food, cada vez mais, desponta como uma das atividades do CVOW com impacto directo nesta comunidade. No próximo dia 17, a encerrar o CVOW, será a vez de São Pedro receber o “bluau”.