Acontece na tarde desta segunda-feira, 07 de julho, no pátio do Museu do Mar em São Vicente o ato oficial de lançamento do projeto “1Mar d’Comunidad”. Trata-se de uma nova intervenção Associação de Peixeiras de Mindelo, através da através da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID), que visa promover comunidades costeiras mais inclusivas, resilientes e sustentáveis na ilha de São Vicente.
De acordo com um comunicado de imprensa enviado a redação do Mindelinsite, dois anos após a implementação do projeto “Amdjer d’txeu luta”, a Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID) volta a depositar a sua confiança na parceria entre a Associação de Peixeiras de Mindelo (APM) e a organização Paz y Desenvolvimento que, nesta segunda fase, conta também com a participação da ONG Biosfera Cabo Verde como parceira local.
O projecto “1Mar d’Comunidad”, indica, estrutura-se em três componentes, sendo a primeira a promoção da gestão sustentável da pesca e da biodiversidade marinha, com ações de sensibilização em escolas e comunidades, campanhas de limpeza de praias e subaquáticas, e fortalecimento da governança pesqueira, incluindo a vigilância comunitária e selos de garantia de sustentabilidade.
Preconiza ainda a promoção de novas oportunidades de diversificação no setor pesqueiro e atividades costeiras, integrando pesca, turismo e cultura, com uma estratégia de desenvolvimento empresarial que apoia iniciativas lideradas por mulheres e jovens e o fortalecimento do tecido comunitário e associativo para o combate à violência de género e o exercício de direitos, promovendo práticas saudáveis de cuidado interpessoal e comunitário, valorização social dos atores do setor, e proteção social, com um enfoque a longo prazo.
A cerimónia contará com intervenções institucionais, momentos culturais e apresentação pública dos principais objetivos e componentes do novo projeto, que dará continuidade às ações em prol da sustentabilidade e do desenvolvimento comunitário. E ainda, a participação especial do Diretor da AECID, Antón Leis, que estará em visita oficial a Cabo Verde, fortalecendo o compromisso com o desenvolvimento sustentável das comunidades costeiras.