A segunda edição do Meetup Trekking arrancou ontem com a participação de 100 caminhantes de diferentes ilhas e países, interessados em melhor conhecer a ilha de Chiquinho. Este número contrasta-se com a adesão três vezes maior no ano passado, facto que a organização do certame atribui alguma responsabilidade ao problema de transporte marítimo para a ilha.
“Tivemos a inscrição de participantes que vinham das outras ilhas, mas surgiram alguns constrangimentos que provocaram várias desistências. Por exemplo, havia um grupo de 26 pessoas, em que apenas 6 vieram. Os restantes20 desistiram”, lamenta Alita Dias, uma das promotoras do evento. De acordo com a mesma fonte, outros participantes queriam estar em São Nicolau, mas não encontraram opções de viagens que lhes convinha.
A Associação de Operadores Turísticos assegura que o Meetup Trekking tem precisamente como um dos propósitos “pressionar” os intervenientes no sector dos transportes para que haja mais ofertas de ligação para a ilha. “É algo que já estávamos conscientes que existia. É um problema transversal para toda ilha e para todas as actividades, infelizmente”, lamenta.
Hoje, 68 pessoas iniciaram a caminhada, divididas em duas trilhas. Contudo a organização prevê que, no final desta semana, haverá uma maior participação, com residentes da ilha a se juntarem aos grupos. O SN Turismo garante que o evento está a decorrer na normalidade, como previsto.
Esta segunda edição começou com um workshop sobre Turismo de Natureza e hoje começaram os percursos pelas trilhas. O evento tem como parceiros o SN Turismo, a Direção-Geral do Turismo e as duas Câmara Municipais da ilha, Ribeira Brava e Tarrafal. Até o dia 19 haverá ainda alguns eventos culturais, de música, gastronomia e envolve guias, serviços de transfer e hospedagens, além de pequenos produtores e outros negócios locais.
O lema continua a ser impulsionar a ilha e despertar o desejo por conhecer São Nicolau. Já a maior marca que os participantes devem deixar são pegadas pelas trilhas percorridas. A associação também espera que as comunidades se envolvam neste evento para que a ilha saia a ganhar.
Enquanto isso, a grande novidade foi o anúncio hoje de que a ilha de S. Nicolau vai ser colocada no topo da lista de destinos cabo-verdianos, uma vez que o arquipélago é o primeiro país africano a fazer parte da Federação Internacional de Desportos Populares (sigla em inglês IVV). A integração de Cabo Verde nesta organização, através da SN Turismo, vai permitir que um número considerável de turistas conheça São Nicolau, revelou Bruno Rodrigues, membro do projecto Caminhar, durante a inauguração do 2ª Meet UT Trekking, que acontece de 14 a 17 deste mês.
Sidneia Newton (Estagiária)