Os pescadores do concelho do Paul foram agraciados com uma casa de gelo, enquanto os de Penedo de Janela ganharam um abrigo. O ato de entrega destas duas infra-estruturas aconteceu na segunda-feira, 10 de junho, e foi presidido pelo Ministro do Mar, Abraão Vicente.
De acordo com informações avançadas pela tutela, a Casa do Gelo é uma infraestrutura, orçada em 10 milhões de escudos cabo-verdianos, que representa um grande passo para o desenvolvimento do concelho, tanto para a pesca como para toda a comunidade. “Esperamos que todos aproveitem este investimento, e que a Casa de Gelo seja utilizada da melhor forma”, afirmou o Ministro.
A Casa de Gelo conta com energia renovável, o que ajudará a baixar o custo do gelo, um instrumento fundamental para o trabalho dos pescadores. “Que ao receberem esta Casa de Gelo, sintam-se orgulhosos e finalmente recompensados pelo tempo de espera”, sublinhou Abraão Vicente.
Relativamente ao abrigo de Penedo de Janela, reforçou o compromisso para com o sector da pesca e agradeceu a oportunidade de servir e fazer as coisas acontecerem. “Estivemos aqui há pouco tempo e presenciamos a situação desta casa. Na altura, nos comprometemos a fazê-lo, e já está feito. Temos muitos pedidos e reivindicações, e continuaremos trabalhando para atendê-los.”
A infraestrutura foi co-financiada pelo Fundo Autónomo das Pescas, no âmbito das festas de Santo António, padroeiro do Município.