O preço dos bilhetes das passagens de autocarro vai aumentar de 40 para 43 escudos em São Vicente, a partir das zero horas do dia 01 de Maio, informou a Agência Reguladora Multisectorial (ARME). A agência evoca o artigo 11 do Decreto-Lei n.2/2011 de 09 de fevereiro que estabelece a metodologia de calculo, revisão e ajuste tarifário para os Transportes Colectivos Urbanos de Passageiros. Este reajuste, na verdade, visa comportar os vários aumentos do preço dos combustíveis.
Conforme o documento, as tarifas dos transportes urbanos dos passageiros vão aumentar de 41 para 43 escudos na cidade da Praia (cerca de 5%) e de 40 para 43 escudos em São Vicente (7,5%). “O aumento do custo por quilómetro, explicado, principalmente pelo aumento do preço dos combustíveis, conjugado com o índice de passageiros por quilómetro equivalente, que se prevê quase inalterado em relação à última actualização”, detalha a ARME.
A tarifa de Transportes Colectivos e Urbanos de Passageiros é regista anualmente, através do cálculo de custo médio. Considera ainda os preços dos consumíveis, parâmetros de depreciação e remuneração dos veículos e informações sobre a demanda e oferta. É igualmente determinada pela relação entre custo por quilômetro (CVE/Km) e índice de passageiros por quilômetros equivalente.