O navio ‘Kriola’ atracou em segurança esta quinta-feira, 05 de setembro, no Porto Inglês, ilha do Maio, volvidos pouco mais de um mês do arranque dos trabalhos de desassoreamento da rampa metálica daquela infraestrutra portaria. De acordo com a Enapor, neste momentos já estão garantidos a cota de –3.00 ZH (Zero Hidrográfico) do porto, pelo que os trabalhos ainda vão continuar .
‘Não obstante a retoma das operações e as garantias de segurança, os trabalhos irão continuar visando assegurar que a altura das águas junto a rampa chegue aos -5.00 ZH’, refere a empresa em nota.
Diz ainda a Enapor que, tendo em conta a averiguação técnica e as condições marítimas que envolvem o Porto do Maio, a bacia de manobras terá de passar sazonalmente por intervenções preventivas, para garantir que a sua operacionalidade não seja afetada, evitando assim futuros constrangimentos.
Para a execução desta empreitada, a Enapor afirma que, em estreita colaboração com Ministério das Infraestruturas, Habitação e Ordenamento do Território, evidenciou todos os esforços desde o primeiro momento para resolver a situação de assoreamento do Porto Inglês, que recorde aconteceu no final do mês de maio devido às condições meteorológicas.
A administração dos Portos de Cabo Verde conclui dizendo que tem pautado a sua gestão sob a premissa máxima de garantir a segurança das suas operações, e ciente do papel importante que os portos desempenham na ligação entre as ilhas. Reafima, por outro lado, o compromisso de continuar a trabalhar para garantir a operacionalidade das suas infraestruturas marítimas e portuárias.