O Ministro do Mar inicia esta segunda-feira uma visita de trabalho ao Reino de Espanha, com deslocações a Madrid, Vigo, Santiago de Compostela, Coruña e Málaga para reforçar cooperação. Jorge Santos estará acompanhado por uma importante delegação.
Durante a sua estada naquele país, o governante manterá encontros e contatos com autoridades espanholas, incluindo o Ministro da Agricultura, Pesca e Alimentação, com quem se reunirá logo no início da sua agenda, para discutir questões de interesse comum, especialmente no setor pesqueiro.
Além disso, estão previstas visitas à Câmara de Comércio de Madrid e a diversas instituições, como a Autoridade Portuária de Vigo e o Instituto Politécnico Pesqueiro do Atlântico, proporcionará uma oportunidade para estreitar laços e promover o intercâmbio de boas práticas entre os dois países.
O Ministro e delegação visitarão também outras instituições como o Campus do Mar da Universidade de Vigo, o Centro Oceanográfico de Vigo, o Instituto Galego de Formação em Aquacultura, o Parque Tecnológico. Ainda: a Associação Nacional de Fabricantes de Conservas de Peixes e Mariscos, a Cooperativa de Armadores de Pesca do Porto de Vigo e a Confederação de Empresários da Galiza.
Numa altura em que Cabo Verde avança para o sistema de venda de peixe em Lotas, prossegue o comunicado emitido pela tutela, a delegação vai se inteirar da Lota de Pesca do Porto de Vigo, numa oportunidade para reforçar a cooperação neste sentido com o nosso país.
Esta será a primeira visita de trabalho de Jorge Santos ao Reino de Espanha desde que assumiu o cargo de Ministro do Mar, em agosto de 2024, marcando um passo significativo na sua agenda internacional e no fortalecimento da cooperação bilateral no setor marítimo e pesqueiro.