A Luxair Luxemburgo Air Lines vai passar a realizar quatro voos semanais para São Vicente. Outra novidade anunciada pelo Presidente da República e que esta semana fez manchete é a extensão das operações para a cidade da Praia, aumentando assim de forma significativa as viagens para o destino Cabo Verde. Contraindo este anúncio, o ministro das Comunidades, Jorge Santos, veio agora chamar o protagonismo desta conquista, importante para Cabo Verde, para o Governo.
Assim, a partir de dezembro, a Luxair passa a ter quatro ligações semanais entre Luxemburgo e São Vicente, duas para Praia, duas para o Sal e duas para Boa Vista. Em uma publicação divulgada este domingo no seu facebook, o Ministro das Comunidades chama para o Governo o protagonismo desta comunicação ao dizer que depois de uma longa negociação entre os executivos de Luxemburgo e Cabo Verde, a companhia aérea anunciou novos voos para o país.
“Isto é o resultado da excelência das relações de amizade e cooperação entre Cabo Verde e Luxemburgo, que começaram em 1991 a partir da ilha de Santo Antão e da existência de uma grande comunidade cabo-verdiana em Luxemburgo, bem integrada e participando activamente no desenvolvimento económico, social e cultural do Grão Ducado, com 60 anos de vivência e história”, escreveu o governante.
Foi José Maria Neves quem anunciou que, os responsáveis da companhia aérea o informaram destas decisão, que posteriormente passou à imprensa nacional, depois de visitar a Bolsa de Valores do Luxemburgo, a Câmara de Comércio, no âmbito da sua visita de Estado ao Grão-Ducado do Luxemburgo, de 23 a 25 de maio, a convite do Grão-Duque Henri e da grã-duquesa Maria Teresa.
“Tive um encontro com a companhia aérea de Luxemburgo, Luxair, que me disse que vai aumentar os voos para Cabo Verde. A partir do final do ano teremos quatro voos semanais para São Vicente, dois para o Sal, dois voos para Boa Vista e teremos o início de voos para a Praia”, dizia o Presidente, realçando que há uma dinâmica muito grande da parceria entre os dois países.
Uma parceria que, prosseguiu, estão a ser alargadas para novos atores, como empresas e ong, assim como a “acelerar” as relações entre os municípios e universidades, para que também a sociedade civil possa viver esse novo momento de relacionamento entre Luxemburgo e Cabo Verde.
“Na área da transição digital, ciber-segurança, na área de instrumentos financeiros há todo um conjunto de iniciativas extremamente interessantes para o reforço da cooperação entre Cabo Verde e Luxemburgo, mas sobretudo para apoiar ‘start up’ e o sector privado na busca de soluções inovadoras para o desenvolvimento de negócios”, acrescentou o Chefe de Estado.