O economista Gil Costa, que preside a Feira Internacional de Cabo Verde desde 2016, é o novo Secretário-Geral da Câmara de Comércio de Barlavento em substituição de Adriano Cruz. Costa diz acreditar que esta agremiação empresarial, que empreendeu um novo ciclo de liderança com o empoçamento em dezembro de um novo Conselho Directivo, “continuará focalizada na promoção e defesa dos desígnios do sector privado nacional.”
“Neste âmbito, auguro poder continuar a contar com as excelentes relações institucionais que sempre nortearam ambas instituições, na certeza de que juntos, continuaremos a trabalhar para a melhoria contínua do nosso ambiente de negócios”, lê-se na sua nota de apresentação.
E tem tudo para fazer um bom trabalho. Economista de formação pela Universidade da Beira Interior (Portugal) e gestor de profissão, Gil Costa tem no curriculum mais de 18 anos de experiência em actividades de promoção empresarial, nomeadamente como Director de Promoção Empresarial e Gestor de Projetos na Câmara do Comércio de Barlavento.
Foi ainda PCA da FIC, entidade que responde pela organização de feiras e exposições internacionais, bem como pela gestão de Zonas Francas Comerciais, de setembro de 2016 a janeiro de 2021. Antes, leccionou no Instituto Superior de Ciências Económicas e Empresariais (2006/2016) e administrador executivo da Cabo Verde Investimentos, enquanto representante local, entre janeiro de 2016 a agosto de 2016.
Na mesma altura, janeiro de 2016 a agosto de 2016, foi representante regional do Ministério da Economia e do Emprego. Cumulativamente as funções de Administrador executivo da C.I., foi representante da tutela (antes MTIDE, e atualmente MEE) na região de Barlavento, exercendo todas as competências delegadas pelo membro de Governo de superintendência.
Anteriormente, entre janeiro de 2002 a janeiro de 2016, desempenhou as funções de Gestor do Departamento de Promoção Empresarial da CCB.