A Pró Empresa realiza amanhã, quarta-feira, em São Vicente, um workshop intitulado “Oportunidades na Cadeia de Abastecimento do Turismo e da Economia Azul”. Presidido pelo Ministro da Promoção de Investimentos e Promoção Empresarial, Eurico Monteiro, o workshop tem como objectivo reforçar a integração qualificada das Micro Pequenas e Médias Empresas (MPME) nas cadeias de valor do turismo e da economia azul.
O workshop, diz este instituto em comunicado de imprensa, acontece no âmbito do programa Impulsiona – Desenvolvimento de Fornecedores, Turismo Resiliente e Economia Azul e terá como palco o Centro Nacional de Artesanato e Design. Visa reforçar a integração qualificada das MPME’s – em especial as lideradas por mulheres – na cadeia de valor do turismo e da economia azul, promovendo uma ligação estratégica entre a oferta local e a procura institucional e empresarial.
Inclui conversa aberta com partilha de experiência entre empresários, sessões de B2B e Speed Networking apresentação da Medida 6 do Programa Impulsiona “Janela catalisadora de parcerias entre compradores e fornecedores locais”, seguido de um show cooking promovido pela Associação de Chefs de Cabo Verde. A medida reforça as cinco avançadas anteriormente: Serviço da melhoria da gestão interna das empresas; Melhoria no acesso ao financiamento e consultoria especializada; Serviços de apoio à transformação digital e energética; Serviços de melhoria no acesso a novos mercados e acompanhamento técnico.
O Impulsiona visa reforçar a qualidade, fiabilidade e escala dos serviços e produtos fornecidos pelas MPME locais ao mercado turístico, principalmente as lideradas por mulheres. Tem como propósito aumentar a participação no abastecimento da cadeia de valor do turismo e da economia azul, através de soluções de financiamento de assistência técnica, capacitação empresarial e facilidades para acederem ao crédito.
Os setores de atividades elegíveis para cofinanciamento, incluem Economia verde, incluindo agricultura orgânica, gestão de resíduos e energia sustentável; Economia azul, incluindo pescas, recife de coral/áreas marítimas protegidas e transporte sustentável; Soluções digitais e tecnológicas; Soluções para melhoria da sustentabilidade do negócio, nomeadamente, melhoria das condições de armazenamento, embalamento, conservação e distribuição, melhoria de recursos e redução de desperdício e economia circular.
Para além do Ministro da Promoção de Investimentos e Fomento Empresarial, o workshop contará com a presença de representantes do Banco Mundial, empresários e fornecedores de diversos setores e representantes da sociedade civil e do ecossistema empreendedor.







