A Eris-Entidade Reguladora Independente da Saúde determinou a suspensão imediata da comercialização e ordenou a retirada do mercado nacional de todos os lotes do produto cosmético das marcas Alice Super Volume e Vida Verde, na sequência da averiguação de uma denúncia que constatou irregularidades e potenciais riscos para a saúde dos consumidores.
Segundo a reguladora, durante a investigação constataram que a gelatina contém na sua composição uma mistura de conservantes Methylchloroisothiazolinone e Methylisothiazolinone, cuja utilização é apenas permitida em produtos cosméticos que devem ser enxaguados, não sendo esse o caso. A Eris considera que a utilização do produto pode representar um risco para a saúde humana
Quanto aos produtos da marca Vida Verde, champôs e condicionadores capilares, verificou-se o incumprimento de vários requisitos previstos no Regime Jurídico aplicável aos Produtos Cosméticos em Cabo Verde, nomeadamente no que respeita à pessoa responsável, técnico responsável, rotulagem, registo e documentação técnica, não sendo possível assegurar a qualidade e a segurança dos produtos.
A ERIS informa que as entidades que disponham destes produtos não os podem disponibilizar no mercado até nova ordem, devendo proceder à sua devolução ou eliminação, conforme o caso. Adverte, por outro lado, os consumidores que possuam os produtos destas duas marcas a não os utilizar.






