As embarcações de pesca local, os bote e pequenos e barcos de boca aberta estão proibidos de sair para o mar devido a bruma seca ou a poeira/areia em suspensão, que compromete a visibilidade, segundo um aviso de segurança emitido pelo Instituto Marítimo e Portuário (IMP).
De acordo com o IMP, atendendo As condições do tempo no país nas próximas 72 horas e a tendência de intensificação do vento, com rajadas agravando o estado do mar, comunica a todos os armadores, proprietários, patrões e pescadores em geral que, por razões de segurança, encontra-se interdita a saída para o mar das embarcações de pesca local, botes e barcos de boca aberta.
Esta restrição vai se manter, reforça o Instituto Marítimo e Portuário no referido comunicado, enquanto se mantiverem as condições do tempo, ou seja a bruma seca ou poeira/areia em suspensão. “A visibilidade está temporariamente má – menos de duas milhas náuticas -, por vezes moderada, ou seja, inferior a cinco milhas, devido a bruma seca”, acrescenta o IMP no mesmo comunicado.
A Direção de Meteorologia e Clima, na sua previsão do tempo para esta quarta-feira, 20 de dezembro, informa que o céu está nublado, com nuvens médias e altas. A visibilidade é moderada (igual ou inferior a cinco mil metros), temporariamente má (igual ou inferior a cinco mil metros), devido a bruma.
“Vento de NE/ENE fresco ou muito fresco (29 – 49 km/h), por vezes forte com rajadas (50 – 61 km/h) em Zonas Ocidentais”, lê-se no boletim emitido por volta das 7 horas. Quanto ao estado do mar, as ondas vêm de Noroeste/Nordeste, com 2-4 metros; 3-5 metros mais a Noroeste/Norte/Nordeste e, mais a leste, localmente com 1.5 a 2.5 metros em algumas Zonas costeiras sul.”
A temperatura máxima vai oscilar entre os 25/27 graus célsius.