Pub.
Economia
Tendência

EDEC comanda lista das empresas mais reclamadas na Adeco em 2024

Pub.

A Empresa de Distribuição de Eletricidade de Cabo Verde (EDEC) lidera a lista das empresas mais reclamadas na Associação para a Defesa do Consumidor (Adeco), conforme o ranking divulgado na segunda-feira. Em segundo e terceiro lugar estão as empresas Águas e Energia da Boa Vista e Águas de Santiago. 

De acordo com a Adeco, os consumidores cabo-verdianos reclamaram maioritariamente das empresas distribuidoras de água e eletricidade. O ranking, refere, é publicado todo o mês de março, desde 2022, e faz parte da celebração do Dia Mundial do Consumidor, comemorado no dia 15.

Publicidade

“Em 2024, a associação registou um total de 31 reclamações, contra 20 empresas de diferentes áreas de atuação. Comparado com o balanço de 2023, foram apresentadas menos 11 queixas,” informa, realçando que a lista das três empresas campeãs de reclamações é liderada pela EDEC-Empresa de Distribuição de Eletricidade de Cabo Verde, com seis reclamações. 

A segunda colocada, prossegue, é a Águas de Santiago – AdS, que recebeu um total de quatro reclamações. A empresa da lista que fecha o grupo das três mais reclamadas, é a Água e Energia da Boavista-AEB, com três reclamações. “Estas três empresas estão no pódio das reclamações formalizadas pelos associados e associadas da Adeco, nos canais disponibilizados para o efeito – telefone, e-mail, redes sociais e diretamente na sede e delegações,” lê-se na nota.

Publicidade

Os consumidores cabo-verdianos reclamaram da EDEC, sobretudo, por causa de valores excessivos na faturação, danificação de aparelhos devido a falhas no fornecimento de eletricidade. Em relação à AEB, que surge pela primeira vez no top 3, as reclamações são sobre os valores excessivos na faturação e prejuízos por falhas de energia. “A Águas de Santiago-AdS subiu para o 3º lugar do ranking. Os principais problemas que motivaram as queixas dos consumidores foram valores excessivos na faturação, problemas com a negociação de dívidas antigas e irregularidades no fornecimento de água.”

Segue-se uma lista com mais 17 empresas, entre eles agências de viagens, rent-a-car, Cabo Verde Airlines, Hospital Baptista de Sousa e Correios de Cabo Verde. As principais reclamações referem-se a produtos de má qualidade, má prestação de serviço, incumprimento de contratos, desrespeito pelos prazos de garantia dos produtos, atrasos na entrega e cancelamento de viagens.

Publicidade

Diz ainda a Adeco que a maior parte das reclamações foram feitas em São Vicente, seguida do Sal e Santiago. Das 31 reclamações registadas no ano passado, 28 delas foram solucionadas com a intervenção desta associação e três empresas não responderam aos pedidos de esclarecimentos.

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo