A Associação de Peixeiras do Mindelo formaliza esta quarta-feira, 9 de abril, a Marigual – Rede interinstitucional de promoção de igualdade e equidade de género, prevenção e combate à Violência Baseada no Gênero (VBG). Integram esta rede instituições publicas e privadas da ilha de São Vicente.
De acordo com um comunicado enviado à redação do Mindelinsite, a formalização desta rede interinstitucional se traduzirá na assinatura da Carta de Compromisso pelas instituições membros, numa cerimónia a realizar-se na sede do Instituto Nacional de Previdência Social. Do programa consta a sessão de abertura com intervenção da coordenadora em Cabo Verde da Ong Paz e Desenvolvimento, Estíbaliz Pazos, e da vereadora de Igualdade de Género. Carla Monteiro.
Segue-se a apresentação da identidade visual da Rede Marigual, a cargo de Lia Medina (UTA), e da agenda comum 2024/2025, pela antropóloga Celeste Fortes (Uni-CV). Ainda as conferências “Os desafios da formalização e segurança social dos operadores do sector da pesca” (Andreia Santos – INPS), “A lei da VBG em Cabo Verde, desafios e olhares a partir dos aplicadores da lei”, sob a responsabilidade de Edivaldo Andrade – Procurador da Republica – Comarca de São Vicente.
Em representação da Associação de Peixeiras do Mindelo, Diandra Monteiro fará a leitura e todas as instituições membros da Rede Modera assinam a carta de compromisso. A sessão de encerramento será presidida pelo Director Nacional das Políticas do Mar/Ministério do Mar, Anísio Évora.
A Marigual – Rede interinstitucional de promoção de igualdade e equidade de género, prevenção e combate à Violência Baseada no Género (VBG) no sector da pesca sustentável em São Vicente. Foi criada em junho de 2024, no âmbito projeto “Promover uma cadeia de pesca integral mais inclusiva e sustentável que promova o acesso aos direitos de mulheres e jovens na costa de São Vicente”- Amdjer d’ txeu luta. O projecto é financiado pela Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento e implementado pela Associação das Peixeiras e a oNG Paz e Desenvolvimento.