Pub.
Economia
Tendência

Associação de mulheres empresárias assina protocolo com a Uni-Mindelo para redução de propinas

Pub.

A Associação de Mulheres Empresárias e Profissionais (AMEP) e a Universidade do Mindelo rubricaram esta terça-feira, 13 de agosto, um protocolo de cooperação, que se traduz na redução das propinas para as associadas e os seus filhos, que queiram ingressar nesta instituição de ensino superior. O protocolo permite ainda que as associadas beneficiem dos projectos e internacionais que a UniMindelo tem com organizações do arquipélago da Macaronésia, voltados para a África. 

A cooperação entre a UniMindelo e a Associação de Mulheres Empresárias e Profissionais, de acordo com o Reitor, não se resume ao ato de assinatura do protocolo. Vai permitir aos membros desta organização da sociedade civil aproveitar alguns serviços oferecidos dentro do país e no âmbito da internacionalização da universidade. “A UniMindelo tem parcerias com instituições dos arquipélagos da Macaronésia, nomeadamente a Escola de Negócios das Canárias, que muitas vezes nos tem solicitado a integração de organização de mulheres para, no contexto africano, desenvolver trabalhos que, penso, estamos em condições favoráveis para de oferecer”, exemplificou.

Publicidade

Do lado da AMEP, a presidente garantiu que esta é uma grande surpresa e uma mais-valia para a associação que dirige. “É uma mais-valia para as nossas empresárias que queiram realmente empoderar-se. Temos pensado muito na sustentabilidade, então que cada membro da nossa associação venha aproveitar dessa oportunidade de empoderar-se e adquirir melhores conhecimentos para a sua vida profissional”, assegurou Albertina Ferreira. 

Ela, que tomou posse como presidente desta associação empresarial em maio passado, aproveitou para apresentar a nova direção da AMEP-CV, realçando que o lema adoptado é “entusiasmo, coragem e dedicação”. Neste sentido, desde que assumiu o cargo está a trabalhar na restruturação e organização interna, assim como no planeamento das ações prioritárias da associação.

Publicidade

Quanto às parcerias, esta é a terceira a ser assinada, sendo a primeira com a BioMédica e a segunda com a Escola de Condução Jovem. “Neste momento estamos a negociar outras parcerias que certamente trarão muitos benefícios para todas as associadas”, declarou, destacando o valor da mulher cabo-mediana e prometendo mais ações em prol das associadas.

Albertina Ferreira apelou a todos, incluindo os parceiros e instituições que partilham os mesmos interesses e cujo principal objectivo é engrandecer a classe das mulheres, a continuarem a promover o empoderamento feminino, mas também a sustentabilidade e a desenvolverem ações climáticas, o empreendedorismo e empregabilidade, saúde e bem-estar da mulher. 

Publicidade

No caso da AMEP-CV, vão continuar a formar e a capacitar as mulheres para que estejam “adequadamente preparadas e tecnicamente especializadas nas áreas de negócios, empreendedorismo, direitos laborais, género, saúde e educação, de entre outros, para que possam desempenhar com dedicação, profissionalismo e excelência as tarefas a que se propuserem executar”.

Andrea Lopes (Estagiária)

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo