Pub.
Desporto
Tendência

Treinadores destacam equilíbrio na primeira jornada da final dos play-off de andebol de S. Vicente

Pub.

Todos os treinadores das equipas que disputam a fase final dos play-off dos campeonatos de andebol masculino e feminino em S. Vicente destacam o equilíbrio verificado na primeira jornada. É que, na semana passada, os rapazes do Atlético perderam frente aos adversários do Farense por duas bolas de diferença, enquanto as meninas do Amarante veceram as do Atlético por apenas um golo. A segunda jornada arranca esta sexta-feira e ninguém pensa na derrota: as equipas vencedoras vão tentar repetir a proeza, enquanto as vencidas prometem lutar pela vitória até porque, dizem, duas derrotas consecutivas numa prova “a melhor de cinco” tornaria as coisas muito mais complicadas. 

Foram jogos muitos equilibrados na primeira jornada. Infelizmente, perdemos tanto no feminino como no masculino por diferenças mínimas: no escalão feminino por uma bola e, no masculino, por duas”, lamenta o treinador do Atlético, Aquilino Fortes, que justifica o resultado menos conseguido no masculino com a expulsão de um atleta nos minutos finais. “Mas isso já é passado. Estamos concentrados, preparados para fazer o melhor jogo possível e empatar a eliminatória. Estamos numa disputa a melhor de cinco jogos e, se não vencermos na segunda jornada, fica mais difícil recuperar porque teríamos de ganhar três jogos consecutivos. Não há mais margens para erros”, reforça. 

Publicidade

Aquilino Fortes garante que, no feminino, o jogo foi ainda mais equilibrado. A partida terminou empatada no tempo regulamentar, apesar de o Atletico ter tido nas suas mão a vitória. “Falhamos na fase final e o Amarante empatou, resultado que perdurou durante o primeiro prolongamento. Foi só no segundo que o Amarante acabou por vencer. Esperamos por isso um jogo na mesma toada no domingo. A eliminatória não está fácil porque são duas equipas que se encaixam bem. Vai ser até ao fim. Por isso queremos ganhar no domingo, sob pena de ficar mais complicada a recuperação.” 

Com uma vitória de vantagem, o treinador do Farense mostra-se confiante, mas diz esperar logo mais à noite um jogo difícil. “Esperamos um jogo difícil, contra um adversário muito experiente. Mas vamos lutar para conseguir mais um vitória, que seria a segunda em cinco jogos. Será um jogo equilibrado de certeza e, quem errar menos, vai ganhar. Este tipo de jogos são decididos nos detalhes”, detalha Helton Santos (Fet), que, entretanto, não se mostra muito preocupado porque o Farense encontra-se na sua máxima força. “Temos apenas dois jogadores castigados, desde as meias-finais. Conseguimos vencer o primeiro jogo,  sem eles. Por isso, estamos tranquilos.”

Publicidade

Já na prova feminina, o treinador do Amarante enfatiza que o resultado final que deu a vantagem à sua equipa foi de apenas um golo de diferença, o que o leva a antever mais um confronto complicado. Domingos “Voz” Tavares realça, no entanto, que a sua equipa está concentrada e preparada para vencer de novo. “Duas vitórias consecutivas no play-off nos daria uma margem enorme e lançaria a nossa equipa rumo ao título, que é o nosso objectivo maior. Neste momento temos algumas baixas, mas nada de muito grave. Aliás, podem ser colmatadas. Vamos entrar para ganhar. Será sem duvida um jogo equilibrado, pelo que tentaremos cometer menos erros possíveis”, assegura. 

Entretanto, antes mesmo das equipas entrarem em campo, a Associação Regional de Andebol já informou aos clubes da punição ao presidente do Atlético, Adilson Vicente, com um mês de suspensão, convertido em multa no valor de seis mil escudos por injúria. Aplicou ainda ao referido clube uma multa no valor de três mil escudos.

Publicidade

Sobre este particular, o treinador Aquilino Fortes responsabiliza a Mesa que, afirma, excluiu um atleta do clube de forma ilegal, o que acabou por provocar alguma quezila no final da partida. Este garante que a situação já foi sanada e que neste momento estão focados no jogo. 

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo