O treinador Bassana Craco Monteiro, que há nove anos conseguiu colocar o Farense pela primeira vez na sua história na primeira divisão do futebol de São Vicente, voltou este domingo a repetir esta proeza. A sua equipa venceu o Ponta d’Pom por 2×1 no Mindel League e ascendeu ao Soncent Super Liga.
Os dois golos do Farense, clube fundado no bairro da Fonte Filipe em 18 de setembro de 1983, foram apontados por Nitó aos 64 minutos e por Ivan aos 72, enquanto o tento de honra do Ponta d’ Pom foi da autoria de Jade aos 81 minutos. O homem do jogo foi Funuck da equipa de Fonte Filipe. No rescaldo da partida, o treinador Bassana, que chegou a ser dis e novamente contratado, não conseguia esconder a sua felicidade.
“Foi um campeonato bem disputado por todas as equipas. Viram aqui hoje uma moldura humana que veio ao estádio ver estas duas equipas. Mas o Farense, durante esta época desportiva, foi o melhor. Por isso, quero dar os parabéns a todos os jogadores, à direção do Farense e à massa associativa. Estou muito feliz por mais uma vez estarmos na primeira divisão”. declarou.
Mas, para Bassana, o mérito por esta conquista é toda dos jogadores. “Sou apenas mais um elemento dentro da equipa, o colega mais velho. Por isso repito, os jogadores estão de parabéns. Muito obrigado a todos. Este ano a segunda divisão foi muito competitiva, daí a nossa satisfação”, acrescentou.
Em 2015, sob o comando de Bassana, o Farense derrotou o Calhau por 3×2 e sagrou-se campeão da 2ª divisão de São Vicente, a uma jornada do fim da prova. A equipa totalizou 24 pontos, contra 18 do Corinthians, segundo classificado. Os golos do Farense foram apontados por Eric (2) e Mário.
Na altura, o treinador Bassana afirmava que “subir” o Farense à 1ª divisão pela primeira vez, 31 anos após a fundação do clube, foi a concretização de “um sonho antigo”. “Cumpri um sonho com a equipa da minha zona, estou radiante, agora é festejar para mais tarde, então, pensar naquilo que será o Farense na 1ª divisão”, celebrava, destacando as “enormes dificuldades” da competição.
Este ano, novamente, as coisas não foram fáceis. Basta ver a classificação final do Mindel League: O Sporting Clube Farense somou 28 pontos, seguido por Uni Mindelo com 27 e por São Pedro 26. Uma diferença de apenas um ponto entre o primeiro e o segundo classificado da prova.
Fotos: Página do Farense