A segunda edição do Inter-ilhas de futsal decorre de 1 a 7 de Setembro, no Sal, e este ano acontece sob o lema “Futsal na promoção da saúde mental”. O torneio conta com a participação de nove ilhas e São Vicente é o alvo a “abater”, tendo em conta que vai defender o título de campeão nacional.
A equipa masculina de futsal de São Vicente embarca esta sexta-feira para participar do Inter-ilhas que se realiza na cidade dos Espargos. O treinador Gastão Sousa revela que os jogadores escolhidos para integrar a selecção foram escolhidos durante o torneio que a Liga de Futsal de São Vicente organização. E os critérios foram forma fisica e psicologica mas, a cima de tudo, a união e espirito de equipa.
Tanto Gastão como o seu treinador-adjunto, Kelvin Pereira, garantem que a equipa está pronta para defender o titulo e dignificar o futsal em Cabo Verde. “Inicialmente escolhemos 16 jogadores, mas tivemos de descartar quatro. Estamos a levar 12 atletas, de várias idades, desde o Capitão “Fufu”, que é o mais velho – tem 40 anos mas está em excelente forma fisica e tem muita experiência para partilhar com a equipa – ao mais novo que tem 17 anos.”
A estratégia para alcançar o objectivo, diz o treinador, será definida de acordo com o desempenho da equipa adversaria. Gastão acredita que os grupos – São Vicente, Boa Vista e Brava; São Nicolau, Santo Antão e Santiago e Maio, Fogo e Sal – estão equilibrados e todas as equipas muito bem preparadas.
Cita, a título de exemplo, a equipa da ilha Brava que deu muito trabalho à S. Vicente no primeiro torneio realizado e que voltam a defrontar-se novamente na primeira jornada, seguido da Boa Vista. “Apesar de termos tido pouco tempo para preparar, a nossa equipa está confiante. Vamos manter a mesma estratégia que nos proporcionou o titulo de campeão na edição anterior.”
Simone Gomes, delegada da selecção, eleva a performance da equipa que, do seu ponto de vista, está a todo gás, possui jogadores com um talento incrível. “O nosso trabalho de casa já está feito. Vamos jogar com o coração aberto e tentar trazer a taça para casa”, reforça.
A equipa da ilha do Sal, anfitriã do inter-Ilhas futsal masculino, defronta a sua congénere do Fogo, na abertura da competição que arranca este domingo, 01 de Setembro, e prolonga-se até ao dia 7 do mesmo mês. No segundo dia da competição, as selecções de São Vicente e da Brava jogam a primeira partida. No segundo jogo São Nicolau e Santiago medem forças.
C/Andrea Lopes (Estagiária)