O Primeiro-ministro presidiu na tarde desta segunda-feira,24, a abertura do maior evento desportivo escolar de Cabo Verde, as Olimpíadas do Desporto Escolar, em São Vicente, e conta com mais de mil participantes, dos quais 945 são alunos e status do IDJ e do ministério da Educação. Ulisses Correia e Silva destacou a inauguração na manhã de hoje da pista de tartan no estádio Adérito Sena, possibilitando a prática do atletismo em melhores condições.
Em declarações à imprensa, o Chefe do Governo exaltou o cumprimento da promessa de ter em S. Vicente um estádio com uma pista de tartan que vai possibilitar a prática, em melhores condições, do atletismo e do triplo salto. “Significa que a oferta de modalidades desportivas aumentou. Para além disso, as Olimpíadas do Desporto Escolar são momentos de grande partilha. Temos aqui cerca de mil participantes de todas as ilhas, desde alunos, professores e toda a comunidade educativa.”

Correia e Silva lembrou ainda os pais e encarregados de educação que acompanham a competição à distância e ressaltou o impacto que este evento desportivo vai trazer para a ilha de São Vicente durante esta semana. “Também é uma oportunidade para que os jovens tenham oportunidade de conhecer outras ilhas e concelhos, para mais intercâmbio e para vivenciar o espírito olímpico, que se traduz em competição com fair play e espírito de equipa. Mas também para a partilha e libertação de energias positivas para que os jovens possam ter o futuro que almejam, com confiança”, defendeu, referindo que, em termos desportivo, as ODE significam muito porque a grande aposta deve ser no desporto de base.

Em suma, frisou o governante, o desporto escolar é insubstituível porque cria possibilidades de também de ter campeões. Por isso, a necessidade de se ter infraestruturas adequadas para a prática do desporto, nas diversas modalidades. “Neste momento já ganhamos medalhas na natação, mas ainda não temos piscinas olímpicas. Mas há intenção de as construir para podermos criar mais condições de termos campeões que honram as cores do país lá onde fazem a competição que honram depois as cores da bandeira de Cabo Verde lá onde fazem a competição.”

Já o o Director Nacional de Educação e coordenador das Olimpíadas do Desporto Escolar, em parceria com o IDJ, explicou que, durante esta semana desportiva intensa, haverá provas de futsal e andebol (masculino e feminino), basquetebol 3×3, atletismo, desporto adaptado e vôlei de praia na Lajinha. “São um conjunto de atividades que, com certeza, vão mexer São Vicente. Estas ODE vão ter um grande impacto na ilha. Serão um marco desportivo”, garantiu Adriano Moreira.

Os jogos vão acontecer no Polivalente de Oeiras, na Escola Salesiana, no estádio Adérito Sena, na Praceta Nhô Roque e na praia da Lajinha. “Vai ser uma grande festa do desporto e da educação. Temos tantos jovens que estão aqui depois de muito tempo a se preparar para estas olimpíadas. Esperamos sobretudo que haja muita convivência, tolerância e fair play. Teremos também palestras para transmitir-lhes um conjunto de valores porque este é também um momento de educação.”
Inauguração da pista de tartan no Adérito Sena
No período da manhã desta segunda-feira, o ministro do Desporto inaugurou a pista sintética de atletismo tartan, instalada no Estádio Adérito Sena. Carlos Monteiro aproveitou a ocasião para anunciar uma segunda fase da obra, que deve arrancar logo após o término da competição, para incluir mais duas faixas de corrida às seis atuais para que a ilha possa ter um certificado internacional.

Para além desta pista, que era um sonho de praticantes e adeptos do atletismo, São Vicente passa a dispor de uma caixa de salto para triplo-salto e salto em comprimento e um corredor para salto com vara e colchão e vara para salto em altura. O governante aproveitou a ocasião para anunciar a intenção do executivo de colocar pistas de tartan também em Santo Antão, Santiago Norte e no Fogo, para que todas as regiões desportivas do país possam dispor de condições de potenciar os seus talentos.
As Olimpíadas do Desporto Escolar estão orçadas em cerca de 60 mil contos e trazem para São Vicente dez delegações, representando todas as ilhas. No total, são 945 participantes, sendo 366 meninas e 376 rapazes, 144 professores, 36 árbitros, mais dez chefes de missão e dez chefes de delegação.