A selecção de São Vicente venceu na noite de ontem a sua congénere de São Nicolau por duas bolas a uma e conquistou o primeiro Inter-ilhas Futsal Cup. O resultado, segundo o treinador Gastão Gomes, espelha o grande equilíbrio desta partida tira-teima entre estas duas selecções e que juntou uma grande moldura humana no pavilhão Vavá Duarte, que viu ainda o combinado da ilha de Monte Cara conquistar a maioria dos troféus em disputa: Melhor jogador, melhor treinador e taça Fair Play.
Em declarações ao Mindelinsite, o treinador Gastão Gomes explica que esta vitória pela diferença mínima de uma bola com a grande evolução da selecção de São Nicolau desde a fase de grupos, quando os rapazes de São Vicente impuseram uma derrota contundente a esta equipa por cinco bolas a uma. “Não foi um jogo fácil. Diferente do primeiro jogo entre estas duas seleções, começamos a perder por uma bola a zero. Felizmente, conseguimos a reviravolta no resultado e somos campeões.”
Este resultado, de acordo com Gastão Gomes, diz tudo sobre este jogo. Foi a primeira vez que o combinado mindelense sofreu um golo primeiro, obrigando os rapazes a esforçar para garantir a cambalhota no placar. “Está vitória significa tudo para o futsal de São Vicente. Não temos palavras neste momento para descrever a sua importância. A emoção é muita. Todos os jogadores estão de parabéns pelo esforço feito”, pontua o treinador, que destaca o trabalho conjunto da equipa.
Ricardo “Burrache”, que marcou os dois golos que deram o título de campeão a ilha de São Vicente, foi eleito o melhor jogador da partida e do torneio. Aliás, São Vicente acabou por conquistar a maioria dos troféus: melhor treinador, melhor equipa e fair play. “Atingimos todos os objectivos que tínhamos traçado para a nossa participação no Inter-ilhas Futsal Cup. Não foi fácil porque deparamos com adversários difíceis, o que acaba por engrandecer esta nossa vitória”.
Ainda na ressaca desta conquista, Gastão Gomes não tem dúvidas que o futsal merece ser oficializado. “Cabo Verde tem grandes jogadores de futsal. Todas as ilhas estiveram bem. Felizmente para nós acabamos por ser mais fortes. Agora é continuar a trabalhar e aguardar os próximos desafios”.
A final do Inter-ilhas de Futsal Cup foi testemunhada pelo Ministro da Educação, em representação do Governo de Cabo Verde, e fez a entrega das medalhas e troféu de primeiro lugar. Amadeu Cruz parabenizou a equipa da ilha de São Vicente pela vitória e também a de São Nicolau por conquistar o segundo lugar com muita dignidade. Enalteceu, por outro lado, a iniciativa “ Junto Pela Oficialização do Futsal – CV” pela excelente organização do torneio, augurando sucessos nas próximas edições.
O Interilhas Futsal Cup’ 2022 foi promovido pelo Movimento Juntos Pela Oficialização do Futsal em Cabo Verde, que pretende expandir e sensibilizar os jovens para a pratica desta modalidade e contribuir para um estilo de vida saudável. Contou com a presença das selecções de Santiago, Boa Vista e Maio (Grupo A); São Nicolau, São Vicente e Brava (Grupo B) e Sal, Santo Antão e Fogo (Grupo C).