Pub.
Desporto
Tendência

São Vicente: Campeonato oficial de futsal masculino arranca a 18 de julho

Pub.

 

O primeiro campeonato oficial sénior masculino de futsal na região desportiva de São Vicente arranca no dia 18 de julho e conta com a participação de 10 a 12 equipas. No feminino, a competição inicia em finais de agosto, sendo que ambos os campeonato serão organizados pela Liga de Futsal de São Vicente, que é gerida pelo Núcleo de Oficialização desta modalidade na ilha. 

Publicidade

O anúncio de ambas as competições foi feito pela associação regional de futebol, tutela do futsal em São Vicente, que indica que a primeira fase da competição masculina vai de 18 de julho a 10 de agosto. “A prova vai ser entretanto suspensa para dar lugar a preparação do Interilhas de Futsal masculino, mas será retomada em setembro, a partir do dia 12, com a fase final”, explica Eddy Cruz, presidente da Liga de Futsal e vice-presidente da Associação Regional de Futebol. 

Relativamente ao número de equipas que vão participar nesta primeira edição do campeonato oficial de futsal, revela, estão ainda em contacto. No entanto, a prova deverá ter entre oito a 12 conjuntos. “Trata-se de uma competição sénior pelo que os jogadores que integram as equipas deverão ter a idade mínima permitida pela FIFA, ou seja, a partir dos 16 anos.”  

Publicidade

Mais complexa é a montagem do campeonato feminino, no entender de Eddy Cruz, que acredita, no entanto, na possibilidade de se fazer uma prova com pelo menos seis equipas. “Ainda não temos um espaço definido para realizar as duas competições, mas já temos alguns identificados. Vamos escolher aquele que oferecer melhores condições para a prática do futsal”, assegura.

Para Eddy Cruz, a realização da primeira edição do campeonato sénior de futsal de São Vicente acaba por ser uma grande conquista, o que provoca alguma ansiedade tanto nos amantes da modalidade como na organização. “Há mais de dois anos foi criado o Núcleo de Oficialização do Futsal em São Vicente. Sabíamos que não seria fácil por causa dos processos burocráticos e contactos. Por isso a realização deste campeonato é muito importante.”

Publicidade

Calendário compacto 

Também por isso, em termos de calendário, optou-se por um campeonato compacto, com jogos diários. Entretanto, a partir do próximo ano deverá coincidir com a época desportiva, com jornadas semanais. “Os jogos serão disputados à noite. Estamos confiantes, mas ainda com os pés no chão. Só poderemos falar em conquista após a realização de ambas as competições. ”

Eddy Cruz sublinha que desde a criação do Núcleo foram realizadas algumas provas, sendo que o objectivo do projecto, na altura, não era a organização de torneios. Era, sim, apoiar a realização das competições tradicionais que aconteciam na ilha, caso por exemplo do Inter-zonas, Inter-empresas e Inter-universidades. 

“Nessa altura queríamos ajudar as equipas a se desenvolverem a nível das regras do futsal. Isto porque é das comunidades que o futsal surgiu. Então era importante fortalecer, antes de realizar competições suportadas pela Liga de Futsal e pela Associação Regional de Futebol, que são oficiais.”

Admite, no entanto, que cumpriram o propósito que norteou a criação do Núcleo, ainda que não no timing previsto. Ressalva, entretanto, que durante este tempo São Vicente conseguiu duas importantes conquistas, o Interilhas de Futsal e, espera revalidar o título, no masculino, em setembro, na ilha do Sal.  

Em suma, o objectivo é promover a prática oficial e definir um calendário anual do futsal, por forma a incorporar a Liga na Associação Regional de Futebol, com responsabilidades legais e administrativas perante a mesma. 

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo