Desporto

Região Tour organiza “Torneio de Futsal de Mulheres” entre as ilhas do norte 

Arranca no dia 25 próximo o primeiro torneio de futsal de mulheres” sob o lema “Desporto, Juventude e Género”, com participação de equipas dos sete concelhos de Santo Antão, São Vicente, São Nicolau e Sal, enquadrado no Março Mês da Mulher, segundo Carlos Ribeiro, do Grupo Dinamizador Região Tour, em parceria com o Núcleo de Oficialização do Futsal em São Vicente. O torneio termina em Maio, por ocasião do dia da Mãe, com a realização de uma “Final Four”. 

De acordo com Carlos Ribeiro, de São Vicente participam oito equipas que vão competir entre si para eleger um campeão para representar a ilha no “Final Four”. Em Santo Antão, o torneio será disputado nas duas regiões desportivas, sendo que no Porto Novo participam quatro equipas e no Paul e Ribeira Grande oito. “Estas equipas vão competir entre si, depois faremos uma finalíssima entre as duas regiões desportivas para apurar o representante da ilha no Final Four”, detalha este nosso interlocutor, que afirma que o mesmo modelo será aplicado no Sal e de S. Nicolau

“O objectivo é alargar o torneio às restantes ilhas nas próximas edições. Para isso, vamos socializar com os outros colegas e, no futuro, teremos uma competição muito mais forte, em consonância com o que perspectiva e é proposto do Núcleo de Oficialização do Futsal em São Vicente”, justifica Carlos Ribeiro, que promete premiar cada equipa vencedora nas ilhas com um equipamento, a par dos troféus.  

Durante o Final Four, prossegue, serão realizadas algumas sessões informativas, enquadrado no Mês da Mulher e também a nível sanitário. Igualmente, prevê organizar uma gala com presença das equipas que participaram no torneio, sendo que para o efeito vai tentar firmar parcerias com as organizações que defendem a causa da mulheres, designadamente ICIEG, ONU Mulher, Mulheres Democratas, OMCV, Mulheres Sindicalistas, de entre outras para tentar fazer um engajamento forte. 

Queremos homenagear duas mulheres futebolistas antigas, Antónia “Tanhuca” do Rosário e Fátima “Fatinha” Centeio, esta a título póstumo. Vamos falar com os familiares para saber se concordam com esta homenagem neste torneio de mulheres, mas também como mães”, pontua. A madrinha do torneio será Cely Fortes, que é uma pessoa ligada ao futebol feminino e, o padrinho, o seleccionador “Bubista” Brito. “Infelizmente ainda não apresentamos o nosso projecto ao Bubista devido a dificuldades de agenda e também porque tem estado a viajar. Mas seria uma grande uma honra tê-lo com parceiro.” 

Paralelamente, Carlos Ribeiro anunciou a realização de um torneio de futsal masculino para atletas com mais de 40 anos, com a participação de oito equipas. O vencedor do torneio receberá um conjunto de equipamentos, para além dos prêmios alusivos à prova. O promotor justifica este torneio, lembrando que no mês de março também se assinala o dia do pai. No final das duas competições a organização pretende realizar uma acção, contemplando uma instituição que será anunciada oportunamente. 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo