O pugilista internacional David Pina venceu um torneio de qualificação realizado em Bangkok, na Tailândia, e garantiu a sua presença nos Jogos Olímpicos Paris’2024. Menos sorte teve a atleta Nancy Moreira, que espera agora receber um wild card por universalidade.
Publicidade
O atleta derrotou na final um adversário do Irão nesta que era a última janela de oportunidade. Totalizou quatro vitórias em igual número de combates. Venceu os atletas da Sérvia, de Hong Kong, da Ucrânia e do Irão na final e garantiu a sua passagem directa para os Jogos Olímpicos, pela segunda vez.
David Pina tornou-se assim o primeiro atleta cabo-verdiano a garantir a qualificação directa para os Jogos Olímpicos de Paris. Cabo Verde, recorda-se, já assegurou as presenças do maratonista Samnuel Freire e do esgrimista Victor Alvares, por quota e princípio de universalidade, respectivamente.
Já Nancy Moreira, depois de duas vitórias diante das adversárias do México e do Canadá, foi eliminada na final. Num curto comunicado, o Comité Olímpico nacional informa que “a perseverante pugilista Nancy Moreira perdeu contra a atleta da RD Congo num combate, que ainda venceu o primeiro round.”
Nancy Moreira falha assim a qualificação directa. Mas suas esperanças de estar em Paris não terminaram porque ainda tem chance de receber um wild card por universalidade.
O COC termina felicitando e exteriorizando o orgulho aos dois atletas.