O polivalente de Povoação, na cidade da Ribeira Grande, vai receber nos dias 11 e 13 um intercâmbio desportivo cultural e social entre as equipas de futsal e modelos dos municípios de Santo Antão e de São Vicente. O objectivo é celebrar as conquistas sociais, económicas, políticas e culturais das mulheres no mundo em geral, e de Cabo Verde em particular.
O torneio de futsal homenageia Armando Marinho Melo, mais conhecido por Armando D’Chica e conta com a participação de quatro equipes: Escolinha Rindo (Porto Novo), Sinagoga (Ribeira Grande), Janela (Paul) e Ribeirinha (São Vicente). Os jogos terão lugar no Pavilhão David Fortes.
Conforme o programa, arranque no dia 11, data da chegada das caravanas no município da Ribeira Grande. Estão ainda previstos palestras, workshops, rodas de conversas e visitas às instituições sociais e um grande espetáculo no dia 12, com passagem de modelos, dança com os grupos Mix Cultura e United Dancers, atuação de Katy, Nenei e Aline, e performance do DJ Helmer Santos.
Este é mais um projecto da Região Tour, para quem esta é uma excelente ocasião para trabalhar igualdade de género, um tema essencial, sobretudo, para conscientizar os pequenos sobre a promoção do respeito entre homens e mulheres, garantindo oportunidades para todos e inspirando a próxima geração.
“É através da sociedade que este trabalho de igualdade de género desenvolve os valores, direitos e deveres. E é com ela que se forma o carácter da pessoa, levando em consideração que ela interfere nos valores e costumes do outro”, sublinha. Antes do regresso, as caravanas participam de um almoço convívio.
O torneio é organizado pela Região Tour e apadrinhado pelo selecionador nacional Bubista e pela veterana do futebol “Tanhuca” do Rosário. Conta com parceria de instituições de cariz social e desportivas, caso da OMCV, Morabi, Clube Ribeira Bote, Estudantes de Enfermagem da UniCV e da UniMindelo, entre outras.