O campeonato nacional de andebol masculino arranca hoje, 25 de Julho, um dia depois da data prevista devido a dificuldades de deslocação das equipas campeãs regionais a São Vicente. A cerimónia de abertura está marcada para as 16 horas e, segundo o presidente da Federação, Nelson Martins, a expectativa é de “bons jogos e muito fairplay”.
Nove equipas, representantes de oito regiões desportivas, vão estar em São Vicente – as campeãs do Sal e Fogo deveriam chegar ontem e a de São Nicolau amanhã – para disputar esta que é a prova rainha do andebol. Serão seis dias intensos, com jogos todos os dias. De fora ficaram apenas Assomada e ilha Brava, devido a problemas organizativos.
“Durante a fase de grupos teremos três jogos por dia. No quarto dia teremos apenas dois jogos para disputar os lugares mais baixos da tabela. Nos dias 29 e 30 haverá apenas dois jogos, um de manhã e outro à tarde”, informa Nelson Martins, que já respira mais tranquilo agora que a maior parte das campeãs regionais já estão em S. Vicente.
“O campeonato deveria arrancar no dia 24, mas foi adiado porque duas equipas estavam com dificuldades para chegar a São Vicente. A equipa de São Nicolau vem de barco. Embarca na noite de hoje e chega na madrugada de sexta-feira. Não fazia sentido arrancar a prova na data prevista inicialmente porque perdia dois dias. Ontem à noite chegaram as campeãs do Sal e do Fogo”, informa Martins, que justifica as dificuldades de deslocação das equipas com a época alta.
“No total temos aqui cerca de 180 atletas, incluindo as duas equipas de São Vicente, Farense e Atlético do Mindelo. Temos seis equipas alojadas no Centro de Estágio e uma no Clube do Batuque. Tudo isso exige muita logística”, acrescenta o presidente da Federação de Andebol.
Já em termos desportivos, este dirigente nacional acredita que este nacional será muito bem disputado, com jogos de alto nível e muito fairplay. Assim, para hoje, estão previstos os jogos Fidjus di Tabanka X Académica do Sal; Desportivo da Praia X Farense e Atlético do Mindelo X Madrugadores. Todos os jogos acontecem no Polidesportivo de Oeiras.
Constânça de Pina