O Grémio Desportivo Amarante de São Vicente é o novo campeão nacional da Liga Morabeza de andebol sénior feminino após vencer o ABC de Santiago Sul por 26-24, na final disputada na noite de ontem no Pavilhão Vavá Duarte, na cidade da Praia.
Foi um jogo intenso e emocionante, mas também muito equilibrado, alternando repetidamente nos resultados. As duas equipas demonstraram um andebol de muita qualidade e muito competitivo, mas o conjunto treinado por Cátia Rocha foi mais eficaz nos momentos chaves.
No final, foi o Amarante quem levantou o troféu de campeão nacional sénior feminino, destronando o ABC que defendia o título de bicampeão. O Amarante conquistou ainda vários troféus individuais, designadamente Melhor jogadora (Marillene Reis), Melhor guarda redes (Liliana Rocha), Melhor marcadora (Marillene Reis) e Melhor treinadora (Cátia Simone Fortes).
Nas meias-finais, Amarante eliminou os Seven Stars por 31 – 28 (no prolongamento), enquanto que o ABC venceu o Djack d’ Soia por 3-32. A receita da proval, batizada este ano com o nome de Liga Morabeza, destina-se a apoiar a população de São Vicente, na sequência da tempestade Erin, que deixou um rastro de destruição nunca antes visto na ilha, nove mortes e dois desaparecidos.
A classificação final ficou assim ordenada: Campeã Nacional Amarante de São Vicente, segundo classificado ABC da Praia, terceiro Seven Stars da Praia e quarto Djack D’Soia do Sal.