Desporto
Tendência

Mindelense lidera ranking de clubes da Federação Cabo-verdiana de Futebol

O Clube Sportivo Mindelense de São Vicente lidera o ranking nacional de clubes da Federação Cabo-verdiana de Futebol com um total de 3.252,2 pontos, seguido pelo Sporting da Praia com 2.913,4 pontos e o Derby, também de São Vicente, com 11.79,4 pontos, ilha que coloca duas equipas no top 3. Estes dados constam de um extenso levantamento divulgado esta tarde pelo jornalista Marcos Fonseca, fruto de um projecto da FCF, executado pela Sports Mídia. Já por regiões desportivas, a liderança é de Santiago Sul, seguido por S. Vicente e Sal.

Segundo Marcos “Xuster” Fonseca, nas três posições subsequentes aparecem os clubes Boa Vista da Praia, a Académica do Aeroporto do Sal e a Académica do Porto Novo. “Os critérios de avaliação foram consensualizados entre o Sports Mídia e a direcção da FCF. Foram tidos em conta três competições: Supertaça (50 pontos), Taça de Cabo Verde (80 pontos para o campeão, 20 para o vice-campeão e 12 para as equipas que disputaram as meias-finais), e o Campeonato Nacional de Futebol, sendo 10 pontos pela participação, 120 pontos para o campeão, 25 para o vice-campeão e 15 para as equipas que jogaram as meias-finais. Ainda foram atribuídos 3 pontos aos clubes por jogos, 5 por vitórias e 1 por empate. Para as derrotas, as equipas foram penalizadas em 0,5 pontos e cada golo marcado valeu 3 pontos”, detalhou este jornalista, informando como foi possível chegar aos resultados finais.

Este ranking, de acordo com Xuster, classifica os clubes conforme o seu desempenho desportivo no campeonato nacional, prova que começou a ser disputada em 1976 até agora, salvo os anos de 1982, 86 e 2020 em que foi suspensa. Para além do campeonato, foram analisadas as sete edições da Taça de Cabo Verde, que arrancou em 1982 e teve como primeiro vencedor o Mindelense, e a Super Taça, competição que surgiu nos ultimso anos, mas que começa a ganhar espaço no panorama futebolístico nacional. “Fizemos um trabalho de pesquisa sobre estas três competições para encontrar resultados, títulos, nomes de jogadores, melhores marcadores, etc. Não encontramos tudo porque faltam registos, mas conseguimos reunir muita coisa”, lamenta o jornalista, que promete dar continuidade ao trabalho.

Como memória, este lembra que o 1º Campeonato Nacional de Futebol foi realizado na época 1975/76 e os primeiros jogos foram disputados entre as equipas do Mindelense (4) – Juventude (1) e Botafogo (1) – Boa Vista da Praia (0). “Foi disputado entre os campeões de Barlavento e Sotavento. O Mindelense jogou contra o Juventude do Sal (Barlavento) e o Boa Vista da Praia contra o Botafogo (Sotavento). Foram estas quatro equipas que fundaram o Campeonato Nacional de Futebol. O jogador Bernardo, do Mindelense, foi o melhor marcador da prova com 3 golos”, revela.

Na década de 1990, o Campeonato Nacional de Futebol de 1996 foi ganho pelos Travadores contra o Ultramarina de S. Nicolau. “Foram 12 jogos, 27 golos marcados, com uma média de 2,25 por jogo. Mas, em 2000, mais precisamente na época de 2005, houve duas das maiores goleadas de sempre nesta prova: o Derby venceu a Académica do PN por 10-1 e o Sporting da Praia goleou o Desportivo de Estância de Baixo por 13-0. O Derby foi campeão e o Sporting vice-campeão. Zé di Tchetcha foi o goledador com 14 tentos apontados e é até hoje o jogador com mais golos em uma edição da prova.”

Um total de 68 clubes de futebol de Cabo Verde participaram em todas estas competições, sendo que alguns já sequer existem. Há ainda o caso curioso de Santo Antão em que em um dos campeonatos participou com um misto como forma de incentivar o futebol na ilha, já que nem todas as regiões desportivas tiveram campeonato.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo