O basquetebolista internacional Joel Almeida é o mentor da Capverdean Basketball League, uma liga oficial do basquetebol cabo-verdiano que é apresentada esta sexta-feira, 3 de março, em um dos hotéis da cidade da Praia. O acto contará com a presença do ministro do Desporto e de representantes do Instituto do Desporto e de empresas parceiras deste projecto.
De acordo com informações avançadas à imprensa, o projecto Capverdean Basketball League (CBL) é uma entidade privada de desporto e média, que tem como objectivo motivar a prática do basquetebol no arquipélago, criando um ecossistema que permite ser um veículo para a sustentabilidade para os clubes. “Tem como propósito contribuir para o crescimento do basquetebol cabo-verdiano e, para isso, se propõe a organizar o Campeonato Nacional de basquetebol, formando uma liga profissional”.
Esta liga, prossegue em nota, contará nesta primeira edição com a participação de oito equipas das ilhas de Santiago, Sal e São Vicente. “A CBL projetou esta ação de maneira a garantir a continuidade das equipas e o seu crescimento passa por montar equipas de expansão no futuro”, acrescenta.
A apresentação pública contará com a presença do Ministro Carlos Monteiro, representantes do Instituto do Desporto, parceiros como Unitel, Ecobank, Bestfly, Grupo Oásis e Social Nation Africa. Ainda: Carlos Andrade, ex -basquetebolista e promotor em parceria com o mentor Joel Almeida.