Os atletas cabo-verdianos que vão participar na 1ª edição dos Jogos Africanos de Praia na modalidade de Karaté iniciaram ontem no Mindelo um estágio de preparação. Este deveria ser ministrado por um sensei marroquino que, entretanto, não conseguiu viajar para Cabo Verde, ficando agora sob a orientação do presidente da Comissão Técnica da Federação Cabo-verdiana de Karaté, Dionisio Conceição, e do selecionador nacional, Victor Marques.
A preparação está a decorrer no Shotokan Karaté Club do Mindelo, onde estão reunidos os atletas de São Vicente e das outras ilhas. Contempla, para além do estágio dos atletas que vão participar da competição, uma formação para os árbitros e para membros do comitê, no ultimo dia.
São duas equipas, uma masculina e uma feminina, ambas com três atletas cada. Entretanto, segundo o presidente da comissão técnica da FCK, Dionisio Conceição, a equipa está aberta para receber mais atletas durante o estágio que, embora não estejam inscritos nos Jogos Africanos de Praia, podem aproveitar a oportunidade e participar dos treinos. Como recorda o treinador Victor Marques, este é um dos raros momentos em que os atletas podem treinar em equipa, situação imposta pelas próprias condições geográficas do país e pela falta de recursos financeiros para manter os atletas juntos.
“Esta é uma fase para intensificar a preparação que vem sendo feita, embora com limitação de recursos, que ainda não foram disponibilizados. Faltam meios financeiras para suportar os atletas na mesma ilha, em termos de alojamento, alimentação, condições médicas e sob a orientação da equipa técnica. As competições são individuais, mas também por equipa, o que reforça a necessidade de trabalharem juntos na preparação”, explica Vitor Marques.
O estágio decorre de 25 a 28 de Abril e conta com o apoio da Direção-Geral dos Desportos, do Comitê Olímpico e da Associação de Karaté de S. Vicente.
Natalina Andrade (Estagiária)