A Fundação Real Madrid está em São Vicente, representada pela formadora internacional Maria Menchen, para ministrar uma formação na modalidade de basquetebol, destinada aos treinadores e professores de Educação Física. Este projecto, pioneiro, escolheu Cabo Verde para acolher a sua primeira missão e é fruto de um acordo tripartido entre a Fundação, as missões Salesianas de Espanha e a Escola Sócio-Desportiva Salesianos.
A formação, que tem o seu foco no valorcesto visa, através do basquetebol, promover os valors desportivos, direitos e deveres dos alunos e atletas.
Segundo o coordenador do preojcto da Escola Socio-desportiva em Baquetebol e Futebol, Bértilo Fonseca, o projecto já está em andamento desde 2012, sendo esta a sua sétima temporada. Entretanto, esta edição já incluí um projecto maior e inovador, que será levado a vários países do mundo, onde a fundação tem escolas socio-desportivas. Diferente das formações anteriores, de curta duração, desta vez o tempo estimado é de um cerca de um mês, entre 22 de Abril e 18 de Maio.
Para Fonseca, trata-se de um momento histórico para o país e que deve ser aproveitado da melhor forma pelos professores e treinadores.“Um motivo de orgulho e satisfação. Isto não aconteceu por acaso. Fomos escolhidos para este primeiro projecto por causa do nosso esforço nos treinos, envolvendo os treinadores e professores na Escola Socio Desportivo Salesianos.”
São beneficiados um total de 50 participantes de vários clubes desportivos do Mindelo, professores de Educação Física, treinadores da Escola Salesiana e estagiários da Universidade de Cabo Verde e do curso de Educação Física.
Para além dos treinos e formação em basquetebol, mais especificamente em valorcesto, são ainda ministradas aulas de psicomotrocidade, que consistem em focar nos movimentos, assimilação de valores e fortalecimento físico, em detrimento da correção de erros técnicos durante o jogo. “São exercícios que promovem valores desportivos como a igualdade e o respeito, deveres e direitos dos alunos”, explica Bértilo Fonseca.
A margem das acções de formação, são realizados torneios de futebol e basquetebol, com base na filosofia da Fundação Real Madrid, que atribúi pontos tanto pelos resultados dos jogos como pela promoção de valores durantes os mesmos.
Para Fonseca, esta é uma valiosa oportunidade para absorver exercícios novos, novas dinâmicas e métodos praticados, ainda desconhecidos aqui. “Essas formações são muito benvindas, pois há sempre novas metodologias de trabalho e exercícios que nos fornecem novas ferramentas para as sessões de treinamentos”, explica.
Natalina Andrade (Estagiária)