Pub.
Desporto
Tendência

Filomena Fortes continua a frente do COC

Pub.

A lista liderada por Filomena Fortes foi reeleita para mais um mandato a frente do Comité Olímpico Cabo-verdiano (COC). Os restantes órgãos sociais foram também renovados para o mandato 2025-2029.

Filomena Fortes encabeçou uma lista única candidata à liderança do COC, ou seja, concorria à sua própria sucessão. Foi eleita por unanimidade, com 28 votos a favor para este que é o seu quarto mandato consecutivo. Os novos órgãos sociais foram empossados na tarde de ontem, numa cerimónia formal partilhada em direto na página de Facebook do COC.

Publicidade

Filomena Fortes nasceu para o desporto. Foi atleta, professora de educação física e treinadora, e ainda presidente da Federação e do Comité Olímpico cabo-verdiano, e membro do Comité Olímpico Internacional. O andebol é o seu desporto de eleição. Começou a praticar na escola, tendo integrado várias equipas ao longo dos anos, primeiro em Angola e depois em Cabo Verde. 

Como dirigente desportiva, também granjeou vitórias. É presidente da Associação dos Comités Olímpicos de Língua Oficial Portuguesa; tornou-se o primeiro cabo-verdiano a tornar-se membro permanente do Comité Olímpico Internacional; foi membro do Conselho Executivo da Federação Internacional de Teqball, representante do COI no conselho da Agência Mundial Antidoping e membro da Federação Internacional de Disco.

Publicidade

Em março, foi eleita vice-presidente da ACNOA (Associação dos Comités Nacionais Olímpicos Africanos). Agora pela quarta vez consecutiva, venceu as eleições para a liderança do COC para mais um mandato. 

Publicidade

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo