DesportoEscolha do Editor
Tendência

Está tudo a postos para o arranque do nacional de andebol sénior feminino em SV

Está tudo a postos para o arranque amanhã do campeonato nacional de andebol sénior feminino, faltando ainda pequenos ajustes no Polidesportivo de Oeiras, nomeadamente a colocação de redes, mais bancadas e reparos nas casas-de-banho, conforme o presidente da Associação Regional de Andebol. Os clubes já começaram a chegar, devendo todos estarem na ilha até amanhã.

Segundo Luís Fortes, vão estar em São Vicente mais de 160 atletas provenientes das ilhas de Santo Antão, São Nicolau, Sal, Santiago, Fogo e, claro, São Vicente. De fora ficam as ilhas do Maio, Brava e Boa Vista, que não realizaram campeonatos. “Vamos ter oito equipas neste nacional, distribuídas por dois grupos. Grupo A – Santiago Norte, Santiago Sul, Sal e Santo Antão e Grupo B – São Vicente – campeã nacional e vice-campeã -, São Nicolau e Fogo”, indicou Luís Fortes. 

Parte das atletas estão alojadas no Centro de Estágio e outra parte no Lar de Estudantes Leonel Madeira, com a colaboração da Câmara Municipal de São Vicente, tendo em conta que, diz o presidente da associação de andebol, trata-se de uma instituição onde se paga o alojamento. “No nosso caso, assumimos a responsabilidade do alojamento e demais logística desta prova. Mesmo assim, os custos são elevados porque temos de pagar a polícia, os árbitros, oficiais de mesa, segurança e ainda o transporte dos atletas para o polidesportivo e vice-versa.”

Felizmente, prossegue, a ARASV conta com apoio do Comando Militar, quer ao nível do transporte interno, quer da segurança. “O nosso orçamento supera os 200 contos. Solicitamos também patrocínios para aquisição de água e algum transporte, e ainda estamos a espera de uma resposta do Instituto do Desporto e da Juventude. De resto, não temos mais nenhum patrocínio”, pontua, realçando que o transporte interilhas foi suportado na integra pela federação da modalidade. 

Em termos desportivos, refira-se, o campeonato terá uma fase de grupos, meias-finais e final. Passarão para as meias-finais o primeiro e o segundo classificado de cada grupo. 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo