O esgrimista cabo-verdiano Victor Alvares De Oliveira fez uma participação histórica no Grand Prix de Turim, na Itália. Pelo primeira vez passou para a segunda fase com três vitória e três derrotas, mas foi travado pelo bicampeão mundial e olímpico, o francês Enzo Lefort.
De acordo com o Comité Olímpico Cabo-verdiano, o atleta passou pela primeira vez de uma fase num torneio de importância e dimensão mundial. Victor De Oliveira lutou contra um alemão, um espanhol, um indiano, um turco, um canadense e um egípcio com o resultado 3 vitórias e 3 derrotas.
Para chegar a segunda e derradeira fase, prossegue, jogou ainda contra um maliano e um polaco. “O atleta cabo-verdiano entretanto foi parado na segunda fase frente ao bicampeão mundial e Olímpico, o francês Enzo Lefort.”
O próximo desafio do Victor De Oliveira, que é bolseiro da Solidariedade Olímpica para os Jogos de Paris 2024, será o campeonato africano da modalidade, no Egito, acrescenta.
A performance deste atleta e o trabalho do treinador Sylvain Prive, estão a ser muito elogiada por esgrimistas e amantes deste desporto, que consideram o percurso de Victor Alvares De Oliveira de formidável e “maitre d’ armes”, realçando que este lutou e caiu perante um campeão mundial e olímpico.