Pub.
Desporto
Tendência

Eleições na FCF: Mário Semedo vence com dois votos de diferença 

Pub.

A lista liderada por Mário Semedo venceu as eleições à liderança da Federação Cabo-verdiana de Futebol para o quadriênio 2025-2029, com sete votos, mais dois que a adversária encabeçada por Álvaro Eliseu Cardoso. O presidente reeleito da FCF agradeceu os apoios, prometeu continuar a trabalhar e anunciou, como novidade, a participação de Cabo Verde, pela primeira vez, nas eliminatórias de futsal a nível da África, agora em janeiro. 

Em declarações à imprensa logo após o anúncio dos resultados, Mário Semedo disse estar ‘tranquilo’. “Fomos para estas eleições com o sentimento de que trabalhamos para o futebol cabo-verdiano ao longo de todos estes anos e que seria de toda a justiça o reconhecimento, que se traduziu hoje nos resultados deste pleito, assim como, durante todo este período de ‘campanha’, o carinho manifestado por muitos cabo-cabo-verdianos, que aproveito aqui para agradecer.”

Publicidade

Semedo agradeceu igualmente o respeito e amizade, realçando que, no futebol, o importante é o que se faz. “Quero manifestar aqui – já o fiz pessoalmente – a minha satisfação pela candidatura, por ter lutado muito bem. Eu e o Eliseu somos amigos e vamos continuar a ser. Penso que, a partir de agora, não há concorrentes. Há, sim, pessoas e agentes para continuarmos a promover o futebol cabo-verdiano.”

O presidente eleito da Federação Cabo-verediana de Futebol afirmou, por outro lado, que estas foram eleições muito especiais, com muita concorrência e disputa, tendo em conta o momento por que passa o futebol nacional. “Isso mostra que, de facto, o futebol cabo-verdiano está vivo e mostra também o interesse que a federação hoje desperta nas pessoas. E isso é muito importante para nós”, sublinhou.  

Publicidade

Confrontado com o facto da sua campanha ter-se focado na sua equipa merecer estar no mundial, Semedo admite que não poderia ser diferente porque teve pouco tempo e a outra lista já estava no terreno. “Entendo que qualquer eleição deve ser um processo de avaliação. As pessoas falaram muito dos feitos do presidente e sua equipa nos últimos anos. Creio que, em outras circunstâncias, seria diferente, mas não alteraria os resultados.”

Para o  presidente, a presença dos representantes da FIFA, da CAF e de amigos de outras federações que vieram apoiar a sua candidatura acabam por enaltecer e demonstrar que estão a fazer um trabalho, que também é respeitado lá fora. Perspectivando o futuro, Semedo garante que agora é mãos à obra, inclusive porque Cabo Verde vai participar nas eliminatórias de Futsal a nível da África. 

Publicidade

“Já estamos a trabalhar este dossiê. Em princípio, seria no mês de março, mas foi antecipado para este mês de janeiro. É muita coisa que estamos a trabalhar. Há muitas situações que estão pendentes, que não quisemos avançar precisamente para não misturar as coisas, mas que agora temos que acelerar.”

Estas situações, afirma, precisam ser realizadas, mas acredita que, com trabalho, vão ser concretizadas porque tem uma equipa fantástica, que saiu reforçada destas eleições. “Estamos confiantes que vamos cumprir os objectivos,” concluiu Semedo, que vai cumprir o seu terceiro mandato consecutivo na FCF.  

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo