Duas ginastas de São Vicente – Dara Pinto e Tais Chantre – estão na seleção nacional de ginástica rítmica que vai representar Cabo Verde na Guimagym Cup 2025, competição que decorre em Guimarães, Portugal, de 7 a 9 de novembro. As outras duas ginastas que compõem o grupo são da região desportiva Santiago Sul.
Ao Mindelinsite, o presidente da Associação de Ginástica de São Vicente revelou que Tais Chantre tem 14 anos e Dara Pinto 15, e vão competir no escalão júnior. “Vão participar nesta competição quatro ginastas em representação de C. Verde, sendo duas de S. Vicente e duas de Santiago (Raisa Monteiro e Rana Andrade), e ainda dois treinadores. As atletas de Santiago vão competir uma no escalão júnior e outra nos seniores”, clarificou Cristian Andrade.
As ginastas escolhidas venceram as competições nacionais realizadas em 2024 e são as melhores nas respectivas categorias, acrescentou, realçando que a seleção espelha os resultados da última competição nacional realizada na Praia. “Esta é uma competição importante e, todos os anos, convidam associações de outras regiões”, frisou.
Segundo Cristian Andrade, é a primeira saída das ginastas mindelenses para participar em competições este ano. Este destaca igualmente a importância de Cabo Verde voltar a marcar presença no Guimagym Cup. “É uma competição com bom nível técnico e vai dar às nossas ginastas alguma experiência internacional. Por outro lado, são ginastas que estão prestes a mudar do escalão júnior para o sénior.”
Durante três dias, Guimarães será a capital da ginástica rítmica, recebendo equipas de vários países.









