O Ministro Adjunto do Primeiro-Ministro para a Juventude e Desporto, Carlos Monteiro, preside esta quinta-feira, 21, o ato de assinatura do Programa Bolsa Atleta, que vai beneficiar 20 desportistas, dos quais 14 serão destinados a atletas promissores e seis em regime de alta competição. O ato oficial vai acontecer no Salão de Banquetes do Palácio do Governo.
De acordo com uma nota de imprensa do Governo, inicialmente estão previstos a atribuição de 30 “Bolsas Atletas”, no âmbito do Edital No 8/IDJ, I.P./2024, mas o número disponibilizado não foi totalmente preenchido, pelo que, considerando a existência de fluxo orçamental e com o objectivo de garantir a plena consecução do programa, será aberto um novo edital.
Até lá, vão ser atribuídas 20 bolsas para o ano de 2025, sendo 14 destinadas a atletas promissores e seis em regime de alta competição. Com esta medida, o Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ), reforça o seu compromisso em promover e apoiar o desenvolvimento desportivo nacional, criando melhores condições para o progresso e rendimento dos atletas cabo-verdianos.
O programa Bolsa Atleta, refira-se, constitui-se como um importante instrumento de incentivo e valorização do talento desportivo, contribuindo para a preparação de atletas com potencial de excelência e para a dignificação da representação do país em competições nacionais e internacionais.
Do programa para a assinatura do Bolsa Atleta consta a recepção dos convidados, enquadramento do ato e apresentação do vido promocional, assinatura dos termos de adesão pelo presidente do IDJ e atletas beneficiários, seguido dos discursos de praxes.