O craque congolês-americano Dikembe Mutombo, um dos melhores jogadores defensivos da história da NBA, morreu aos 58 anos, anunciou a liga nesta segunda-feira. O ex-jogador lutava contra um câncer no cérebro.”Dikembe Mutombo era maior do que a vida”, disse o comissário da NBA Adam Silver.
Mutombo foi oito vezes All-Star da NBA e membro do Hall da Fama. Faleceu cercado por sua família, ele que cresceu na República Democrática do Congo, e se mudou para os Estados Unidos, aos 21 anos. Foi selecionado em quarto lugar geral pelo Denver Nuggets no Draft de 1991. Jogou também pelos Hawks, 76ers, Nets, Knicks e Rockets, antes de se aposentar em 2009.
Em comunicado da NBA, o comissário Adam Silver disse: “Dikembe Mutombo era simplesmente maior que a vida. Na quadra, foi um dos maiores bloqueadores de arremessos e jogadores defensivos da história da NBA. Fora da quadra, dedicou seu coração e alma para ajudar os outros. Em nome de toda a família da NBA, envio minhas mais profundas condolências à esposa de Dikembe, Rose, e seus muitos amigos; e à comunidade global do basquete que ele realmente amava e que também o amava.”
C/Agências de notícias