Pub.
Desporto
Tendência

Derby perde no Sal e adia decisão para o estádio Adérito Sena

Pub.

OkO Derby sofreu um golo aos 44 minutos da segunda parte da primeira meia-final do campeonato nacional de futebol, contra o Académico do Sal no estádio Marcelo Leitão, e adiou a decisão para a próxima semana no Adérito Sena, em São Vicente. Apesar da derrota por 0x1, o treinador dos “azuis e branco” acredita que pode vencer em casa e garantir a qualificação para a final.  

Foi um jogo bem disputado, com o Derby a ter mais posse de bola e o Académico do Sal a rematar mais para a baliza. Ambas as equipas procuram um lugar na próxima fase, uma façanha que lhes foge há vários anos, no caso dos campeões de São Vicente, desde 2015. Talvez por causa disso, tanto o Derby como o Académico jogavam com cautela e pouca velocidade. E o nulo manteve-se teimosamente até ao derradeiro minuto, quando numa perda de bola, Ianick fez o golo da vitória para a equipa da casa.

Publicidade

Numa reação aos microfones da RCV, o treinador Elisandro “Lisy” Mendes afirmou que a sua equipa estava consciente de que seria um jogo difícil, mas hoje nada resultou para o Derby. “O Académico mereceu esta vitória e temos de lhes dar o mérito. Já o Derby falhou em tudo. Mas temos mais um jogo e vamos trabalhar para vencer. Conseguiram marcar um golo aqui, mas também poderemos ripostar em casa, com apoio dos nossos adeptos. Ainda nada está perdido. A eliminatória está nas nossas mãos.”

Para o jogo em São Vicente, Lisy garante que o Derby vai dar o seu melhor, consciente que não será fácil porque o Académico e uma equipa experiente. “Vamos trabalhar os pormenores em que falhamos, principamente a nível táctico. O Académico foi uma equipa agressiva e não soubemos lidar com isso. Também o nosso trabalho de posse de bola foi lento. Não tivemos muita intensidade, talvez por mérito do Académico ou por demérito nosso. Mas ainda há mais um jogo. Sofremos um golo hoje, mas podemos chegar em casa e marcar. Ainda está tudo em aberto, nada está decidido”, pontuou.

Publicidade

Do lado do Académico do Sal, o treinador Dichinha fez uma leitura similar do jogo. Considerou que foi uma partida difícil contra uma grande equipa. “Este foi apenas a primeira parte da eliminatória e sabemos que vamos encontrar muitas dificuldades em São Vicente porque o Derby é uma excelente equipa. Hoje assistimos a um bom jogo, agora é ir ao Adérito Sena tentar defender este resultado. Não sofremos golos em casa, o que é importante. Vamos agora descansar e preparar o próximo jogo.”

Quanto à preparação do segundo jogo da meia-final, o treinador do Académico defendeu que é um privilégio para qualquer jogador estar nesta fase no nacional de futebol, algo que muitos jogadores aspiram, pelo que aconselhou os seus pupilos a desfrutarem deste momento. “Muitos dos meus jogadores nunca tinham estado num campeonato nacional e agora estão nas meias-finais, a um passo de chegar à final. Sonhar não é proibido, então continuem a sonhar porque o seu trabalho será valorizado”, concluiu. 

Publicidade

Amanha, na outra meia-final, jogam as equipas da Palmeira do Sal e Boa Vista da Praia.

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo